Tchau, Brasil! Veja como nossas Kombis antigas estão partindo para a Europa

A Volkswagen Kombi é realmente um dos veículos mais emblemáticos de todos os tempos, no Brasil e no mundo. O seu nome veio da palavra alemã “Kombinationsfahrzeug”, que representa a sua impressionante versatilidade para o transporte de cargas e passageiros. No Brasil, as Kombis foram produzidas entre 1957 a 1975 na primeira versão T1, conhecida como “Corujinha“. De 1975 a 2013, foi a vez do modelo T2.

Como a Kombi foi fabricada por mais tempo aqui no país, ainda existe uma quantidade enorme delas rodando. Por outro lado, em países europeus, atualmente é raro encontrar as versões mais antigas para venda.

Nesse cenário, está se intensificando a tendência de compradores buscarem as antigas Kombis Corujinha no Brasil para serem exportadas para a Europa, principalmente para Alemanha. Nós aqui no AutoVídeos inclusive já havíamos mostrado uma Kombi que foi restaurada aqui para ser encaminhada para a Bélgica.

De acordo com algumas informações divulgadas, como nesta matéria do jornal O Globo, o volume das exportações está crescendo fortemente no momento. Dessa forma, alguns dos comerciantes que estão se especializando nessa atividade estão embarcando, agora por mês, a mesma quantidade que enviaram ao longo de todo o ano passado.

Com isso, começa a existir uma maior valorização no preço dessas Kombis no Brasil, inclusive porque a partir de agora começarão a se tornar mais escassas. Há variadas formas de negociação. Em alguns casos, os próprios europeus escolhem os veículos em sites de anúncios e contratam profissionais para viabilizarem o despacho. Outros preferem os serviços de profissionais que localizam os veículos e os restauram antes do embarque. Dependendo do estado de conservação, os preços totais pagos pelos europeus para terem os carros nas suas mãos variam entre 10 mil a 15 mil euros.

No primeiro vídeo abaixo, você poderá acompanhar um registro de algumas Kombis que, segundo o autor, estavam à espera de serem embarcadas para exportação. No segundo vídeo, você poderá entender melhor e de forma ilustrada como esse mercado está funcionando. Nele, é mostrada uma Kombi que era da região de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo, e foi parar na Alemanha. Para se ter uma ideia, o dono a vendeu no Brasil por R$ 12 mil e atualmente ela está sendo comercializada numa loja na Alemanha e o preço pedido é de 37,900 euros (equivalentes a cerca de R$ 135 mil).

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: