É uma regra elementar do trânsito: a faixa da esquerda deve ser usada para ultrapassagens e para o deslocamento de carros mais velozes. Por isso, ela precisa ficar liberada para os veículos que estão rodando com velocidade mais alta. Mas, como todos nós sabemos, é lamentavelmente bastante comum o comportamento de motoristas que se acham “donos da faixa da esquerda”, ficando nela indefinidamente e bloqueando a passagem dos demais.
A legislação brasileira é branda nesse sentido. Embora o Código de Trânsito estabeleça que as faixas da esquerda são destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade, bem como defina como infração média o ato de não ceder a ultrapassagem, é extremamente difícil vermos alguém sendo punido por rodar indevidamente na faixa da esquerda.
No exterior, esse problema também existe (provavelmente em escala bem menor do que no Brasil). E alguns países têm buscado soluções. As mais interessantes envolvem punições efetivas, que podem ser inclusive realizadas por meio de perseguição policial e autuação efetiva.
O primeiro vídeo a seguir é bem engraçado e mostra como um carro de polícia “retirou” um Honda Civic da faixa da esquerda nos Estados Unidos. No segundo, veja uma matéria em Portugal mostrando a polícia em ação (perceba que eles são ainda mais rigorosos por discutirem o deslocamento na via central).
E você, também acha que precisamos de algo mais rigoroso e efetivo, no Brasil, para resolvermos esse sério problema?
Deixe seu comentário: