Segurança e recall: 70% dos airbags defeituosos da Takata ainda não foram trocados

Você se lembra daquele recall gigantesco da Takata, fabricante de airbags, apresentado em 2015? Segundo se noticiou na época e em comunicados subsequentes, aproximadamente 30 milhões de carros foram afetados com os airbags defeituosos da empresa japonesa. Passados dois anos, será que a situação mudou? Os proprietários de carros com problemas já estão seguros?

A situação é alarmante: aproximadamente 2/3 dos veículos norte-americanos não foram para o recall ainda e, portanto, rodam com airbags defeituosos e que podem causar danos graves, ou até mesmo matar. Vale lembrar que a Takata foi obrigada a pagar 1 bilhão de dólares em multas após 16 pessoas morrerem por conta das falhas nos airbags.

Sendo esse um problema gravíssimo, acreditávamos que tanto consumidores quanto fabricantes envolvidos fossem dar mais prioridade ao tema. Os números, porém, mostram o contrário. Tem gente brincando com a própria vida por aí, inclusive no Brasil. Por aqui, aproximadamente 2 milhões de veículos foram chamados para o recall (isso em Abril/2017) e em 70% deles o problema dos airbags não foi resolvido.

70% dos Airbags Takata não foram trocados ainda, sua vida pode estar em risco

O defeito nos airbags se deve a uma falha na vedação onde fica o gás usado para inflar a bolsa de proteção. A peça que retém o gás pode trincar e também alterar o gás, devido à exposição à umidade. A questão é que não se pode assegurar o correto funcionamento dos airbags ou mesmo garantir que eles irão funcionar em caso de colisão.

O insuflador com problemas pode se partir em muitos pedaços, que voariam em direção aos ocupantes do carro, fazendo com que as vitimas pareçam terem sido atacadas por facas, tiros ou estilhaços de vidros.

Quando o caso dos airbags apareceu na mídia, quatro montadoras já sabiam dos problemas há anos, entre elas Ford, Honda, Nissan e Toyota. Aqui no Brasil, as marcas envolvidas no problema são Toyota (Lexus), Honda, Nissan, Fiat (Chrysler), Volkswagen, Audi, BMW, Chevrolet, Mitsubishi e Subaru.

Caso você tenha algum veículo dessas montadoras e não saiba se o seu veículo foi chamado para o recall, acima estão linkadas as páginas de contato para resolver o quanto antes esse problema. Abaixo você confere alguns vídeos com detalhes de toda esta história gravíssima para a segurança de motoristas e passageiros de carros mundo afora.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.



Deixe seu comentário: