Rodas e pneus maiores: o que pode ser modificado sem apreensão do carro

Sua segurança deve sempre estar em primeiro lugar, portanto nunca abra mão dessa premissa ao modificar seu carro. Dito isso, vamos falar sobre o que pode ou não ser feito, e como. Uma das principais dúvidas que recebemos diz respeito às modificações de rodas e pneus, incluindo troca por aros e medidas maiores. Será que isso compromete a segurança? Qualquer medida pode ser usada?

Há uma regra simples que, se seguida, garante que a modificação pode ser feita sem problemas: o diâmetro do conjunto não deve mudar com uma nova instalação. Se a troca das rodas e pneus for acompanhada de mudanças na suspensão, será necessário vistoriar e legalizar o veículo, evitando assim possíveis multas e até apreensão do veículo em blitzes policiais. O Detran e as empresas de vistoria/laudos são boas fontes informações sobre o procedimento para isso.

Ainda em relação às rodas e pneus, vale frisar que a velocidade e a frenagem, itens diretamente ligados à segurança dos passageiros, podem sofrer alterações quando há exagero nas medidas. A leitura destes itens se dá com base no diâmetro do conjunto original, com uma margem de segurança de 3%, segundo informações do especialista consultado em um dos vídeos de hoje. Aprenda tudo sobre o tema com os canais Dispemec e iCarros:

Deixe seu comentário: