Roda flexível Michelin: estradas esburacadas não detonarão mais as rodas e pneus do seu carro

Com tecnologia aplicável ao Brasil, Michelin reinventa a roda desenvolvendo tecnologia para que as rodas sejam capazes de suportar deformação sem amassar. Convenhamos, seria muito mais tranquilo rodar com uma roda flexível sem se preocupar com os buracos e o estrago que eles costumam causar, não é mesmo?

Roda flexível: deforma, mas não danifica

Em parceria com a fabricante de rodas Maxion, a Michelin desenvolveu rodas e pneus flexíveis. Com nome de ACORUS, o sistema consiste em possuir 2 aros flexíveis de borracha instalados entre os pneus e as rodas que permitem flexibilidade sem causar danos ao conjunto de roda e pneu.

Veículos equipados com rodas cada vez maiores, algo pensado no sentido de contribuir com a sofisticação, acabam sendo equipados com pneus de perfil baixo e paredes laterais curtas que se tornam mais suscetíveis a danos nas estradas deterioradas que vemos mundo afora.

Cabe lembrar que a Michelin já apresentou um projeto de pneu sem ar, capaz de facilitar bastante a manutenção do carro e seu uso no dia a dia. Outras marcas também oferecem esta solução, inicialmente voltada para máquinas pesadas, mas que logo estarão presentes em carros de passeio.

O novo sistema ACORUS se encaixa perfeitamente na necessidade dos veículos atuais. Além de maior proteção contra danos à roda e ao pneu, o sistema deixa o veículo mais confortável e silencioso por isolar ruídos provenientes da rodagem. Uma roda flexível, conforme você vê na imagem abaixo e no vídeo que selecionamos hoje.

Roda flexível Michelin

Roda flexível Michelin (Divulgação)

Roda flexível: como funciona?

Com as duas flanges entre as rodas e os pneus, os aros flexíveis funcionam como uma espécie de amortecedor. Por serem deformáveis, os aros dissipam a energia do impacto, assim rodas e pneus são preservados de danos.

Para comprovar a eficiência do sistema, as duas empresas realizaram testes com pneus e rodas tradicionais e o Acorus. O teste consistia em passar por um buraco com rodas de 21 polegadas com pneus 285/30 a 28 km/h e averiguar os danos.

O teste constatou que os veículos equipados com o sistema Acorus não sofrem danos, mesmo passando em velocidades superiores ao do estabelecido para o teste. A roda flexível funcionou! Em contrapartida, o sistema convencional acabou sendo vencido pelo buraco, danificando a roda.

Com data de lançamento ainda indefinida, o Michelin Acorus deverá ser vendido inicialmente para rodas maiores, com diâmetro a partir de 19 polegadas, apenas para veículos europeus já como item de série.

A Michelin ainda não comentou sobre a possibilidade de haver interferência na dirigibilidade e estabilidade do veículo equipado com o sistema de roda flexível.

Confira o vídeo que separamos a seguir onde o sistema Michelin Acorus é explicado e revela o bom futuro que nos aguarda e trás a solução para os danos e furos em rodas.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

 

 

Deixe seu comentário: