Surpresa: Renault Kwid consegue 3 estrelas no teste de colisão do Latin NCAP (melhor que Onix e Ka)

Surpresa: Renault Kwid consegue 3 estrelas no teste de colisão do Latin NCAP (melhor que Onix e Ka)

Muita gente vai ter que “dar o braço a torcer”. Depois de um fracasso no Euro NCAP usando a versão indiana do Renault Kwid, a fabricante francesa anunciou que a versão brasileira do compacto passaria por importantes reforços estruturais e obteria nota melhor nos testes locais, realizados pelo Latin NCAP.

Pois bem, o teste de colisão mais aguardado do ano deu seu veredicto: o Renault Kwid à venda no Brasil recebeu três estrelas, do máximo de cinco, pelo Latin NCAP. Trata-se da nota máxima possível para o Kwid, uma vez que para receber quatro ou cinco estrelas o Latin NCAP exige controle de estabilidade (item que será obrigatório por aqui a partir do ano que vem para veículos novos).

A avaliação do Latin NCAP para o Renault Kwid mostrou que o compacto oferece boa proteção para cabeça e pescoço, mas peca nas regiões do tórax, peito  e pernas (avaliação média). A estrutura do habitáculo, que conta com airbags frontais e laterais, recebeu avaliação “estável”, o que significa que ela não deforma ou invade a cabine de forma tão perigosa. Veja abaixo o resumo do teste realizado:

Avaliação Renault Kwid - Latin NCAP

Outro aspecto relevante e que influencia bastante a nota final, a avaliação para crianças também foi de três estrelas, com destaque para o uso do ISOFIX, o que permitiu que a cadeirinha se mantivesse no lugar quando da colisão.

O temido teste de colisão lateral, famoso por fulminar as notas dos concorrentes diretos do Renault Kwid, demonstrou que o compacto franco-brasileiro permitiu a penetração da barreira dentro do carro, mas não de forma alarmante (as portas permaneceram fechadas e no lugar, e a coluna B deu conta de manter a estrutura e evitar danos maiores).

Oferecido como um dos veículos zero-quilômetro mais baratos do Brasil, o Renault Kwid foi elogiado pelo Latin NCAP, que destacou a diferença para os resultados do modelo indiano (que zerou no Euro NCAP) e a rigidez do novo protocolo, que vem rebaixando muitos carros com boas notas nos testes passados. O Fiat Palio, por exemplo, caiu de quatro estrelas para apenas uma); Chevrolet Onix e Ford Ka zeraram (suas portas se abriram).

Surpreso com o resultado? Assista ao vídeo com o teste de colisão completo do Renault Kwid e confira como foram os momentos que precederam a boa nota deste compacto que vem conquistando a garagem de muitos brasileiros. E se tiver curiosidade ou queira relembrar, o resultado do Onix está aqui e do Ford Ka nesta matéria.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: