20 anos de evolução em segurança
Confira como o Rover 100 de 1997 praticamente se desintegra quando bate no bloco de concreto. O único airbag disponível para o motorista parece ter mudado de lugar enquanto o motor do veículo acaba no colo do motorista.
Esse péssimo resultado explica por que o veículo marcou apenas uma estrela dentre as cinco possíveis para a segurança dos ocupantes e dois em cada cinco para a segurança de pedestres.
Comparando com o Honda Fit 2015 (lá fora ele é chamado de Jazz), podemos notar que a segurança foi imensamente aprimorada e, apesar do impacto destruir a frente do carro por completo, os avanços tecnológicos em segurança garantiram uma classificação geral de cinco estrelas.
Vale notar que as tecnologias de segurança, inexistentes ou opcionais cerca de 20 anos atrás, como airbags de motorista e passageiro, airbags de proteção lateral, lembretes de cinto e controle eletrônico de estabilidade, agora são padrão em todos os carros vendidos na Europa.
Segurança automotiva após a NCAP
A NCAP estima que, desde que lançou seus testes de colisão há 20 anos, mais de 78.000 vidas foram salvas através das melhorias em segurança dos carros. Até o momento, a NCAP publicou mais de 630 avaliações de segurança, testou cerca de 1.800 carros e gastou mais de 160 milhões de euros para ajudar a tornar os veículos mais seguros.
A importância desse órgão é tamanha que, antes da chegada da NCAP, os fabricantes que vendiam carros para a Europa só precisavam atender os requisitos básicos de testes de colusão para veículos novos.
Atualmente, os compradores de carros podem visitar o site da NCAP ou o Latin NCAP para comparar as classificações de segurança de cada novo veículo que chega ao mercado.
Beneficiando tanto passageiros como pedestres, a NCAP apresenta resultados em colisão que são considerados como prioridade por proprietários e também como argumento de venda para os fabricantes.
Confira o vídeo produzido pela NCAP e surpreenda-se com a diferença de resultados obtida em 20 anos de melhorias.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: