Todos sabemos que o mercado nacional de reposição e manutenção de veículos é muito sensível a preços. Além disso, toda a estrutura de preços dos carros no Brasil conspira para que tenhamos entre nós alguns dos carros mais caros do mundo, não apenas no preço de compra/venda, mas na manutenção cotidiana (preventiva e corretiva).
A venda de pneus remold e recauchutados, por exemplo, é uma das práticas que permite ao consumidor ter acesso a um importante item de segurança – o pneu – a preços mais baixos e competitivos em relação aos modelos originais. A diferença nos preços chega a 50% em muitos casos.
Pneus remold e recauchutado: como funciona?
Os pneus remold e os recauchutados são pneus que chegam ao fim de sua vida útil e são recuperados ao adicionar uma banda de rodagem. Sendo diferenciados pelo método de recuperação utilizado. Enquanto os pneus recauchutados e recapados têm uma ou duas partes refeitas, o remold tem sua estrutura inteiramente refeita (lateral, ombro e banda de rodagem).
Uma questão, no entanto, sempre é colocada em xeque: a segurança. Há quem diga que os pneus remold não oferecem os mesmos níveis de segurança, muito embora existam normas claras (e suposta fiscalização) para a recuperação e revenda de pneus usados; e há quem garanta que o uso dos pneus recuperados nunca trouxe problema ou aspectos negativos.
O Inmetro exige os pneus utilizados como base para os pneus remold devem ter idade máxima de 7 anos, além de manterem certas características mínimas de qualidade. Além disso, os fabricantes credenciados devem, obrigatoriamente, sinalizar o pneu como “Remoldado” (esta informação deve ser impressa nos pneus).
Preços de um pneu remold ou recauchutado
Em geral, um pneu remold chega a custar de 30 a 40% menos que um pneu novo. Em contrapartida esse tipo de pneu, em testes de pista gastou em média 30% a mais do que um pneu novo.
Como os pneus remold passam por um processo mais completo de recauchutagem, não é possível saber se os pneus são da mesma marca e modelo. Podendo gerar dificuldade no balanceamento ideal do veículo.
No nosso entender, os pneus originais devem sempre ser a primeira escolha. Se o preço for realmente o fator principal para a compra, considere apenas os pneus remold de empresas devidamente credenciadas e fiscalizadas pelo Inmetro, que possuem rigoroso controle de qualidade e respeito às condições impostas e especificações finais (carga, velocidade e etc.).
Na dúvida, prefira os pneus originais e investigue muito bem a fabricante das opções alternativas e mais baratas. Confira as principais diferenças entre pneus remold e recauchutado, além de mais informações sobre segurança e detalhes sobre a fabricação destes pneus, com vídeos dos canais Dispemec e showeroda:
Deixe seu comentário: