Pit stops no automobilismo: as diferenças (e curiosidades) nas principais categorias

Pit stops no automobilismo: as diferenças (e curiosidades) nas principais categorias

Os apaixonados por automobilismo conhecem perfeitamente a forma de se vencer uma prova: um carro rápido, um ótimo piloto e, claro, uma excelente estratégia de pit stop. Vencer uma corrida considerando apenas a pista não faz parte deste esporte, por isso os pit stops são tão praticados pelas equipes.

Nos dias de hoje, grande parte das corridas profissionais possuem as famosas paradas nos boxes, ou pit stops. Seja para reabastecimento ou somente para trocar pneus, os segundos ganhos (ou perdidos) fazem muita diferença no resultado final.

Afirmações como “ganhou a corrida nos boxes” ou “Perdeu a corrida por conta da estratégia da equipe” são comuns hoje em dia. Sim, em se tratando de competições cada dia mais acirradas, em que temos carros e pilotos em níveis muito próximos, cada segundo conta. Os pit stops, portanto, são cruciais.

Hoje temos a Formula 1 como o auge em padrões de eficiência nos pit stops. Porem, há quem prefira as equipes enxutas fazendo o máximo, no menor tempo possível, a exemplo da Nascar, equivalente norte-americana da nossa Stock Car.

O fato é que as próprias empresas fabricantes dos pneus acabam por criar compostos que desgastam a fim de haver uma ou mais paradas nos boxes. E as equipes, durante os treinos livres, passam algum tempo treinando seus pit stops. Muito tempo, aliás.

Quando eu era criança e assistia às corridas em família, sempre escutava o seguinte comentário: “O pneu do meu carro dura 1 ano e eles acabam com um jogo em 15 voltas”. Obviamente, não há relação alguma entre os compostos usados nos carros de rua e os presentes nos carros de corrida, mas seria bastante interessante ter, ao menos, a agilidade de troca dos pneus vista nas competições quando da necessidade de fazer algum reparo, não é mesmo?

Você já parou para pensar nas principais diferenças e curiosidades que envolvem as paradas de boxes de diferentes categorias do automobilismo? Qual tem a parada mais rápida? A resposta é bastante óbvia, ok, mas qual é então a mais interessante? Quantas pessoas trabalham em cada categoria?

Assista ao fantástico vídeo que possui a resposta para todas as suas perguntas sobre pit stops em diferentes categorias. E também assista ao vídeo em câmera lenta de um pitstop da Formula 1. Afinal, só assim para conseguir acompanhar todos os movimentos que acontecem nos míseros segundos que o carro passa ali.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

 

Deixe seu comentário: