Chegou o tão sonhado momento de comprar o seu carro. Hora de ir em busca do carro ideal e para isso você vai encontrar vendedores. Mas afinal, quais são as artimanhas dos vendedores para eles convencerem você a levar o carro? Você já sofreu com o papo de vendedor?
Antes de tudo é importante destacar que consideramos bem importante e respeitamos a atividade de quem trabalha na profissão de vendedor. Mas aqui vamos comentar alguns pontos para os quais os consumidores precisam ficar atentos. O papo de vendedor existe!
Sempre que falamos de comprar carro, levamos em conta os custos como manutenção e impostos, que são óbvios, mas nem sempre levamos em conta algumas técnicas de persuasão dos vendedores que podem nos levar a comprar um automóvel de que não precisamos.
Pensando em melhorar a experiência e comentar sobre a maneira que os vendedores te levam a comprar um carro, o Conrado Navarro separou uma lista com 8 jogadas utilizadas pelos vendedores. Por isso, é importante ter os cuidados ao comprar carro, tanto para comprar carro usado como 0 km.
A primeira é a conversa agradável, sempre o ponto de partida do papo de vendedor. Nele o vendedor busca entender o seu perfil, com isso ele pode traçar a maneira ideal de te vender o carro.
No Test-Drive o aspecto emocional toma conta. Toda a experiência vivida no carro pretendido é utilizada pelo vendedor no momento de fechar o negócio.
Criar escassez na quantidade de carros disponíveis é outra artimanha utilizada por despertar gatilhos mentais para fazer você levar o carro e pagar na hora ou assumir um financiamento de carro.
“A tabela vai mudar” é mais uma forma de mostrar que você deve fechar o negócio imediatamente porque os preços irão mudar e eventualmente você pode perder o preço especial.
O Bônus especial na compra do seu veículo para uma troca é outra forma de te estimular a comprar um carro novo fazendo jogo de números. Lembrando que a pressa pode te forçar a gastar um pouco mais do que em um negócio planejado.
Taxa Zero: A matemática financeira diz claramente que nada custa a mesma coisa hoje e daqui um ano. O preço pode variar tanto para cima quanto para baixo, portanto a taxa zero não existe.
Deixar o preço para depois é mais uma forma de enaltecer o produto para você levar a versão mais interessante para ele e não para você consumidor.
Por fim, aproveitar do cliente fiel é outra artimanha utilizada pelos vendedores para fazer você levar a vitrine completa de produtos no seu carro, aumentando o preço final.
Você já passou por uma compra com o clássico Papo de Vendedor? Existe alguma outra jogada que o Navarro não mencionou? Você já passou por isso na hora de escolher qual carro comprar? Deixe nos comentários e esperamos que isso ajude você a saber como ter um papo com vendedor.
Deixe seu comentário: