Operação Lava-Jato, conduzida por Sérgio Moro, chega ao Automobilismo brasileiro

De acordo com uma notícia divulgada pelo site O Antagonista, a Operação Lava-Jato, conduzida pelo Juiz Federal Sério Moro, teria descoberto um esquema de corrupção que pode ter envolvido uma equipe participante da antiga Copa Chevrolet Montana, que fazia parte da Stock Car como categoria de acesso.

A notícia, publicada neste link, é a seguinte:

Assad usou Stock Car para lavar propina
Adir Assad criou em 2010 a J.Star Racing, equipe que compete na categoria de acesso da Stock Car. Para captar patrocínio, ele usou a Rock Star, empresa de fachada investigada na Operação Lava Jato. Assad foi condenado na Lava Jato e voltou a ser preso na Operação Saqueador. Ele também entrou na Operação Abismo, que coletou notas fiscais frias emitidas para a Schahin por suposto patrocínio à equipe de corrida. Além da Schahin, também “patrocinou” a equipe de Assad o TrendBank, que sumiu com dinheiro dos fundos de pensão. Assad, chamado de Kibe na planilha da Odebrecht, é o piloto de um enorme esquema de repasses de propina a políticos, partidos e agentes públicos.

Vale lembrar que a Copa Chevrolet Montana foi criada em 2010 em decorrência da fusão das categorias Stock Car Light (Copa Vicar) e Pick-Up Racing, tornando-se a divisão de acesso à categoria principal da Stock Car. Os carros tinham chassis tubulares, fabricados pela JL Racing, com motores Chevrolet 5.7L V8, carburado, de 350cv.

No entanto, a categoria acabou se extinguindo em 2012, inclusive após a ocorrência de uma acidente fatal envolvendo o piloto Gustavo Sondermann, em Interlagos, no ano de 2011, quando corria por essa mesma equipe. Atualmente a estrutura da J. Star Racing está envolvida no Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria sucessora da Copa Montana.

Abaixo há dois vídeos que mostram imagens da equipe na época da Copa Montanta. Ao final, levando em conta o tema relacionado à corrupção sistêmica no Brasil, também há um vídeo, com uma palestra do Juiz Sérgio Moro, da Lava-Jato, falando no evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) do Paraná.

Deixe seu comentário: