Óleo lubrificante do motor: sintético, semi-sintético ou mineral? Entenda as siglas e acerte na escolha!

Você sabe o que significam as siglas que acompanham a troca de óleo lubrificante do motor de seu carro? Siglas como 5W30, 10W40 e outras são comuns, mas poucas pessoas conseguem entender o que elas significam. Ainda pior, pouquíssimos donos de carros leem os manuais do proprietário para buscar a especificação testada e recomendada pelos fabricantes, bem como os intervalos de troca e condições de uso do óleo lubrificante no motor.

A troca de óleo acontece, na maioria das vezes, a cada 10.000 quilômetros, número que pode mudar de acordo com o uso do veículo (severo ou normal) e condições de garantia estipuladas pelos fabricantes. São três os tipos de óleos: mineral, semi-sintético e sintético, e cada um conta com especificações, propriedades e características diferentes (viscosidade sendo uma das principais). O mais barato nem sempre é a pior escolha, assim como o mais caro nem sempre funciona bem em todos os carros.

Além disso, itens importantes devem ser verificados no momento da troca, com destaque para os filtros de óleo e de combustível. Você os troca com a mesma frequência que troca o óleo? Isso está correto? Qual o melhor óleo para o seu carro? Como escolher e entender as siglas que envolvem a fabricação e comercialização de óleos lubrificantes? Selecionamos dois vídeos que responderão todas estas perguntas. O primeiro, do canal Dispemec, trata das siglas em detalhes, enquanto o segundo, do canal ProgramaVrum, fala da escolha ideal. Assista:

PS: Caso tenha curiosidade, veja também o que pode acontecer quando as pessoas esquecem de trocar o óleo por muito tempo.

PS 2: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: