Off-road extremo parecendo fácil: o lendário Mercedes-Benz Unimog e suas incríveis habilidades

O entusiasta só precisa ler Unimog para já saber que está diante de um verdadeiro monstro 4×4 capaz de encarar praticamente qualquer desafio. O caminhão criado pela Mercedes-Benz pouco depois da Segunda Guerra Mundial, nasceu para ser tão eficiente quanto um trator, só que mais rápido. Que belo começo, hein?

Muito usado como veículo militar, o Mercedes Unimog carrega uma característica dos tempos de agricultura que é bastante exaltada: seus eixos tem 1,20m de extensão (de roda a roda), o que somado à altura da suspensão lhe confere uma enorme capacidade de entrar e sair dos lugares mais extremos, sob praticamente quaisquer condições.

Unimog 405

UNIMOG 405 –
Divulgação

O Brasil, aliás, possui unidades militares do Unimog, presentes na Força de Fuzileiros da Esquadra, parcelo do corpo de Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira. Veículos desta linha ainda são produzidos e vendidos, basicamente em duas configurações: Série 405, considerado a menor delas; e 437, a maior (veja fotos). Já mostramos aqui as máquinas de guerra produzidas a partir deste caminhão (clique e veja), mas agora o foco é a sua história e o uso civil e recreativo.

Unimog vem do alemão “UNIversal-MOtor-Gerät”, mas hoje é um nome que pode interpretado como “Missão dada é missão cumprida”. A linha de caminhões que carrega este nome encara de desertos a montanhas, passando por florestas, fazendas e ambientes absolutamente complexos em termos de clima e vegetação (neve, lama e por aí vai).

Unimog 437

UNIMOG 437 – Divulgação

Uma verdadeira lenda do off-road, o Unimog também é muito versátil e possui robustez e confiabilidade excelentes, características que o tornam um dos veículos mais incríveis já fabricados (e há muitos anos). O gigante da Mercedes é figura frequente na Europa, lugar em que é muito utilizado em diversas atividades civis. Nos Estados Unidos, há quem compre versões militares “aposentadas” para se divertir em trilhas (um dos vídeos é sobre isso).

Que tal conhecer mais detalhes sobre o lendário Mercedes-Benz Unimog? Assista ao conteúdo que separamos hoje e fique por dentro da história do caminhão que já tem mais de 60 anos, mas encara qualquer parada, e veja como ele se sai em diferentes desafios.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: