Novo ônibus urbano da Volvo (de primeiro mundo) vai ser testado em Curitiba! Veja detalhes desse elétrico-híbrido plug in!

Como todos os brasileiros sabem, não é fácil a vida de quem depende dos transportes públicos no país. A situação é ainda mais complicada quando é necessário trafegar em ônibus urbanos, muitos dos quais são antigos, pouco confortáveis, baseados em chassi de caminhão com motor dianteiro e ainda mal conservados. Por isso, é interessante vermos uma boa notícia como esta, relativa aos testes que a Volvo está fazendo com seu moderno ônibus elétrico-híbrido na cidade de Curitiba.

O modelo tem circulado na famosa capital paranaense e se trata de um Volvo “HibriPlug”, que é o primeiro ônibus elétrico-híbrido com a tecnologia plug in a rodar na América Latina. Trata-se da segunda geração de ônibus de baixas emissões da marca sueca, sendo que esse mesmo veículo está rodando em cidades como Hamburgo, Luxemburgo e Estocolmo.

Esse ônibus está sendo testado, por seis meses, na linha linha Juvevê/Agua Verde, em Curitiba, que possui 22,4 quilômetros de extensão. Como mencionado, a principal diferença desse modelo é a sua tecnologia plug-in, a qual permite a recarga de bateria em pontos de embarque e desembarque. A estação de recarga rápida ficará no meio do trajeto. Veja a seguir algumas imagens da apresentação desse belo ônibus.

Ônibus Volvo HibriPlug

Ônibus Volvo Elétrico-Híbrido

De acordo com a Volvo, o ônibus elétrico-híbrido pode reduzir até 75% do consumo de diesel e 60 % do consumo total de energia. Outro aspecto interessante é que ele pode rodar, em determinadas áreas, no modo totalmente elétrico, sendo completamente silencioso. A bateria do motor, além de receber as recargas rápidas, também pode ser carregada com a energia regenerada por meio das frenagens do veículo.

Os dois primeiros vídeos abaixo mostram o ônibus rodando em Curitiba e os demais trazem imagens dele na Europa, para que você possa ter uma visão bacana e melhor a respeito desse novo e tecnológico ônibus. Assista e surpreenda-se. Você acha que um ônibus assim pode funcionar bem no restante do Brasil?

Deixe seu comentário: