O hidrogênio é o elemento mais abundante da natureza, mas a sua extração não é tão simples. Por isso, há muitas décadas as empresas automotivas tentam ainda sem expressivo sucesso utilizá-lo como combustível.
Mais recentemente, como você viu aqui no AutoVideos, a Toyota revelou o modelo Mirai, movido a hidrogênio, no mercado internacional. Mas agora a marca apresenta planos de ir mais longe e, literalmente, mais pesado nesse assunto, podendo se tornar uma futura concorrente da Nikola Motors e até mesmo da Tesla.
Nesse sentido, a Toyota acaba de apresentar um protótipo de caminhão movido a hidrogênio. Embora se trate de um caminhão com chassi e cabine do modelo Kenworth T660 (marca pertencente ao grupo Paccar), o powertrain é da Toyota.
Merece destaque o fato que que ele tem potência de 670 cv e torque de 182,5 kgfm. O caminhão experimental possui duas pilhas de células de combustível vindas do Mirai e bateria de lítio de 12 kWh. Dessa forma, a parte posterior da cabine ficou preenchida com quatro tanques de hidrogênio.
Como você poderá ver no primeiro vídeo abaixo, a aceleração desse caminhão impulsionado pela Toyota é realmente impressionante, podendo ser comparada com a de um modelo a diesel. Além disso, ele se apresenta como o primeiro caminhão com “zero emissões”.
Por ora, os maiores desafios dizem respeito à baixa autonomia de cerca de 320 km e o fato de que ainda é necessário o desenvolvimento de uma infra-estrutura para reabastecimento. As expectativas de que os veículos pesados movidos a hidrogênio cheguem ao mercado é aproximadamente em 2020, época na qual o caminhão da Nikola Motors deixará a fábrica e a Toyota terá ônibus para o transporte durante a Olimpíada de Tóquio.
Veja agora as imagens dessa novidade rodando, incluindo sua montagem, e diga se você acha que o hidrogênio pode sepultar o petróleo e os combustíveis fósseis. Assista!
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
https://www.youtube.com/watch?v=letd-GRwKwE
Deixe seu comentário: