Sem motorista, caminhão autônomo do Uber faz primeira entrega (de 50 mil latas de cerveja). Vídeo mostra detalhes!

Sem motorista, caminhão autônomo do Uber faz primeira entrega (de 50 mil latas de cerveja). Vídeo mostra detalhes!

Os avanços da tecnologia não param de nos surpreender. Como temos falado bastante aqui no AutoVídeos, o desenvolvimento dos veículos autônomos está bastante acelerado, atingindo diversos segmentos, incluindo até os tratores. Mas agora aconteceu uma novidade importante: foi realizada a primeira entrega de carga por um caminhão autônomo, que rodou 200 km sem a presença do motorista no assento da frente.

Trata-se de uma ação que envolveu um caminhão Volvo equipado com a tecnologia da empresa Otto, especializada no assunto que foi comprada pelo Uber recentemente. A viagem ocorreu nos Estados Unidos, entre as localidades de Fort Collin até Colorado Spring. Para completar, também houve uma parceria com a Anheuser-Busch InBev e a carga foi composta por nada menos que 50 mil latinhas de cerveja da Budweiser.

Para realizar esse feito incrível, o caminhão foi equipado com três sensores de detecção a laser no cavalo-mecânico e na carreta, um radar localizado na parte frontal no para-choque, além de uma câmera de alta precisão acima do para-brisa. Na parte de dentro, há dois botões vermelhos que servem para desligar o sistema autônomo, caso seja necessário.

Além disso, o sistema nessa fase inicial somente funciona em estradas, onde não é preciso lidar com tantas variáveis como dentro das cidades. Durante todo o trajeto de 200 km desse teste, o “motorista” ficou sentado no banco de trás da cabine.

Algo que também merece destaque é que o transporte por meio de caminhões é extremamente importante nos Estados Unidos, mas estão faltando caminhoneiros. Entidades do setor estimam uma carência atual de 48 mil motoristas, e esse número pode chegar a 175 mil em 2024.

Veja agora as imagens desse impressionante fato envolvendo a primeira entrega de cargas feita por um caminhão que “se dirigiu sozinho”. O que você acha dessa novidade?

Deixe seu comentário: