Que tal colocar um motor V10 de BMW M5 em um Toyota GT86 idealizado para track day? Ótima ideia!

Que tal colocar um motor V10 de BMW M5 em um Toyota GT86 idealizado para track day? Ótima ideia!

Sai o motor 2.0 turbo, que até poderia sofrer algumas alterações para apresentar mais potência e torque, e entra o enorme V10 (S85), de 5 litros, de um antigo BMW M5 (nos seus bons tempos). O carro com este novo “coração” é um Toyota GT86, esportivo japonês oferecido em diversas partes do mundo, menos aqui, é claro (sua vinda já foi cogitada diversas vezes).

O Toyota GT86 criado pela Zoom Garage tem como objetivo ser rápido, muito rápido. Criado na Austrália, seu foco principal é competir em provas de “Time Attack”, cujo objetivo é ser rápido. Provas assim são comuns na Austrália, principalmente no Sydney Motorsport Park, e atraem carros bastante diferentes e inusitados.

O conjunto mecânico usado no Toyota GT86 que você vai ver nos vídeos conta ainda com uma transmissão manual de seis marchas originada de um BMW M3 (E92). Por incrível que pareça, o motor até que coube no cofre do motor com certa facilidade, mas a caixa de marchas exigiu mudanças no túnel do câmbio.

Outra surpresa interessante também tem relação com o peso do conjunto. Segundo dados disponíveis pelos fabricantes, o enorme V10 pesa “apenas” 35kg mais que o motor turbo original do Toyota GT86. O peso extra foi reduzido a uma diferença de apenas 10kg em relação ao original, tudo graças ao trabalho dos preparadores.

Você certamente já viu diversos engine swap, inclusive aqui no AutoVideos. Entre os entusiastas de velocidade e desafios nas pistas de corrida e track days, isso é comum. Verdade, mas não é todo dia que um enorme S85 V10, um dos motores mais clássicos da linha M da BMW, aparece em um Toyota. Logo um Toyota… Assista aos vídeos e veja que loucura.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: