Os anos 90 foram extremamente marcantes quando pensamos em carros esportivos. Verdadeiras lendas surgiram naquela época e chamaram muita atenção os modelos esportivos vindos do Japão, cujas montadoras passaram a apostar agressivamente nesse segmento. Sempre nos lembramos dos sensacionais Honda NSX, Toyota Supra, Subaru Impreza, e Nissan Skyline GT-R. Agora é o momento de vermos, mais de perto, um verdadeiro mito samurai daqueles tempos, que certamente não teve todo o reconhecimento merecido: o Mitsubishi 3000GT, especialmente na sua versão turbo VR-4.
Antes de tudo é necessário destacar que o Mitsubishi 3000GT representou efetivamente uma revolução tecnológica, mesmo tendo sido lançado em 1990. Aliás, a sua ficha técnica e os seus itens de série ainda seriam impactantes nos dias atuais. Para começar, ele possuía um motor (6G72) twin-turbo, V6, de 3.0 litros, com impressionantes 320cv e duplo comando de válvulas. Embora fosse relativamente pesado, ainda assim tinha um ótimo desempenho, fazendo o 0 a 100 km/h na faixa dos 5 segundos.
Agora vamos dar um zoom na tecnologia que ele trazia embarcada: tração integral, suspensão independente e adaptativa (grande inovação), rodas traseiras esterçantes, aerodinâmica ajustável (com spoiller e asa traseira móveis, em função da velocidade), interior bastante completo, esportivo e envolvente para o motorista, entre outras características marcantes. Isso tudo sem contar o design fabuloso e que permanece fantástico até os dias atuais.
Mesmo com todas essas credenciais, e custando um preço justo (pelo menos no mercado internacional), o Mitsubishi 3000GT não teve o sucesso comercial esperado e, ainda hoje, é relativamente esquecido quando são listados os carros memoráveis da sua época. Talvez o pioneirismo tecnológico tenha sido, ironicamente, um dos responsáveis por isso, considerando que os compradores da época talvez não estivessem preparados para tantos avanços.
Mas agora é hora de vermos, na prática, tudo que é um 3000GT, mesmo depois de 26 anos do seu lançamento. O vídeo a seguir, apresentado pelo Renato Bellote, do extraordinário canal Garagem do Bellote, mostra em detalhes essa verdadeira lenda. Sinta as acelerações e o ronco desse mito.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
No segundo vídeo, acompanhe o teste feito pelo pessoal do AutoMais, com um belíssimo modelo na cor branca.
Deixe seu comentário: