Mercedes C200 EQ Boost: Essas são as surpresas (e o que ninguém comentou) sobre esse Classe C

Hora de novidade premium no AutoVideos! Você quer conhecer mais do Mercedes-Benz Classe C que chega ao Brasil com tecnologia EQ Boost? Nada melhor do que conferir todos os detalhes do Mercedes C200 EQ Boost rodando, conferindo os detalhes surpreendentes e vivendo a experiência a bordo desse ícone alemão.

Para trazer isso para você, o Liam Mattera e o Conrado Navarro andaram no Mercedes – Benz C200 EQ Boost para conhecer tudo que o carro tem a oferecer.

O Classe C é o atual líder em vendas no segmento dos sedãs premium. A experiência de uso – tradicionalmente um ponto forte da marca – foi beneficiada por um display de instrumentos totalmente digital (somente a partir do C200 EQ Boost) e sistemas multimídia com informações e músicas sob medida.

Uma nova geração de motores de quatro cilindros a gasolina está sendo lançada no novo Classe C, mais especificamente com a introdução do C200 EQ Boost. Essa tecnologia, que une aumento de esportividade e ao mesmo tempo economia de consumo, está sendo incluída pela primeira vez em um veículo da marca.

Esse modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator). O novo motor turbo a gasolina, com 1,5 litros de cilindrada, equipa o novo C200 EQ Boost e seus componentes elétricos tradicionais, como as luzes, são alimentados por uma rede com 12 volts. Nesse contexto, trata-se de um híbrido leve ou mild hybrid (mas não um híbrido propriamente dito).

A combinação de uma nova rede elétrica de 48 volts e o BSG cria condições para funções adicionais que ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível, aumentando, ao mesmo tempo, a agilidade e as características de conforto. Ao acelerar, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160 Nm, superando o curto instante até que o turbocompressor tenha desenvolvido sua pressão total de alimentação.

Esse recurso também é usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão automática são reduzidos. Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria.

O C200 EQ Boost inclui, ainda, o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor desligado.

Por exemplo, o motorista pode estar a 120 km/h com rotação à 0, tendo como auxílio somente o motor elétrico: isso traz a vantagem de maximizar a economia de combustível, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do veículo. O sistema start/stop opera de forma particularmente confortável, graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida.

Para mostrar isso tudo e muito mais o Liam Mattera e o Conrado Navarro gravaram com o Mercedes-Benz C200 EQ Boost em um dia vivendo a experiência inusitada a bordo do veículo.

Será que a nova tecnologia será aplicada em veículos de marcas diferentes em um futuro próximo? E você, acha que o Classe C é superior aos seus rivais como Audi A4, BMW Série 3, Volvo e Jaguar? Ou você o trocaria por uma modelo de marca generalista como o Honda Accord?

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: