O AutoVideos continua sua saga envolvendo a apresentação das mais impressionantes máquinas pesadas do mundo. Como você sabe, aqui é o local onde todos tipos de veículos do mundo automotivo têm espaço. Agora é o momento de conhecermos de perto o maior trator de esteira (bulldozer) do planeta, contando com sistema de transmissão hidrostática.
Trata-se do incrível Liebherr PR776, que se notabiliza como a primeiro trator com essas características na classe das 70 toneladas (o seu peso operacional é de 73.189 kg). Esse trator foi desenvolvido especialmente para para mineração pesada e aplicações de extração com uso extremo, possuindo capacidade na lâmina de 22.00 m³.
O motor V12 diesel é da própria Libherr, modelo D 9512 A7, com potência equivalente a 768 cv. Como foi mencionado acima, o seu sistema de transmissão é hidrostático, permitindo movimentação e tração independente em cada uma das esteiras.
Para você que ficou curioso para saber mais sobre esse sistema, reproduzimos a seguir uma explicação apresentada no Portal dos Equipamentos:
“Em poucas palavras, o sistema de transmissão hidrostática se caracteriza por possuir duas bombas de fluxo variável que alimentam, de forma independente, dois motores hidráulicos responsáveis pelo movimento da esteira. A vantagem desse mecanismo é a quase ausência de partes móveis e de desgaste, fatores essenciais para a redução do custo operacional e de manutenção. Além disso, a transmissão permite que a máquina faça curva com ambas esteiras tracionadas ou até mesmo realizar o giro em torno do seu eixo central (contra-rotação).”
Veja agora nos dois vídeo a seguir mais detalhes e o funcionamento dessa máquina pesada absolutamente extrema. No primeiro, você poderá acompanhar como foi feito o transporte desse trator de esteira, por carreta, em uma exposição (repare no tamanho). No segundo, é o vídeo da própria Libherr apresentando o modelo.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: