Lenda japonesa em detalhes: vídeo reúne carros Subaru versão STI de 1994 a 2016

Lenda japonesa em detalhes: vídeo reúne carros Subaru versão STI de 1994 a 2016

Segundo conta a própria Subaru, tudo começou com um modelo Leone no Cross Rally da Austrália, em 1972. Depois disso, a história do Rally de alta velocidade começou a mudar com o primeiro carro de tração integral a participar do World Rally Championship, ou simplesmente WRC para os fãs. Um Leone 4WD estava no Safari Rally de 1980.

Durante os primeiros anos da década de 80, a Subaru continuou aprimorando seu sistema de tração integral, bem como o motor boxer turbo, uma combinação que até hoje transforma clientes em fãs da marca. Em 1988, como consequência natural de tanta evolução, nascia a STI, Subaru Tecnica International, com a ambiciosa missão de transformar os carros da marca em verdadeiras lendas nas pistas.

O foco da divisão STI sempre foi performance, mas com confiabilidade, robustez e excelente dirigibilidade. Nada melhor que um desafio de velocidade em longa distância para comprovar o diferencial dos samurais japoneses. Sendo objetivo: qual carro seria capaz de andar 100.000 quilômetros com a maior média de velocidade?

Você não leu errado. Estamos falando de um recorde de velocidade para uma distância de 100.000 quilômetros. O time Subaru STI completou o desafio em 1988 com um tempo total de 447 horas, 44 minutos e 9,8 segundos. A velocidade média foi de 223,3 km/h. O recorde durou até abril de 2005. Que tal?

A sigla STI ganhou fama mundial com a comercialização do Subaru Impreza WRX STI, cuja primeira versão foi lançada em 1994. Criado a partir do Impreza WRX, a versão STI trazia muitos itens e características da versão usada no Rally para as mãos de seus clientes, destacando-se o motor boxer turbo, a tração integral simétrica e o diferencial controlado pelo motorista.

Os vídeos de hoje mostram um pouco da evolução da família Subaru STI, uma verdadeira lenda entre os entusiastas. Confira!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Abaixo você também confere outro vídeo especial que mostra o Subaru WRX STI atual e a versão duas portas, de 1999, do então Impreza WRX STI.

Deixe seu comentário: