Novo escândalo: Aço falsificado da Kobe Steel pode comprometer segurança dos carros (de várias marcas)

Novo escândalo: Aço falsificado da Kobe Steel pode comprometer segurança dos carros (de várias marcas)

Mais um grande escândalo automotivo está prestes a ser descoberto! Tudo por conta da empresa japonesa Kobe Steel, que teria adulterado os padrões de segurança de seus aços que são utilizados na fabricações de vários carros, de diferentes fabricantes mundo afora.

A empresa japonesa admitiu na última semana que falsificou dados dos relatórios de segurança de alguns de seus produtos, e o problema de acordo com a Automotive News é que isso não é um problema pontual, recente, mas uma prática que pode estar acontecendo há mais de 10 anos.

Uma das questões que surgem diante da gravidade da situação é: haverá recall dos carros? Imagine que Toyota, Honda, Nissan, Subaru, Mitsubishi, Ford, Mazda, GM, Tesla, Renault, Hyundai, Daimler e Volvo tem toda ou uma boa parte da estrutura de seus carros produzidos a partir de aço distribuído pela Kobe.

A linha de produtos da Kobe fornece aço para diversos componentes, desde a carroceria do carro, bloco do motor e até a cinta metálica dos pneus. Imaginem agora a quantidade de produtos e veículos que foram afetados. O recall poderia ser, de longe, o maior já realizado para carros, com consequências enormes (inclusive financeiras) para a companhia.

O CEO da Kobe Steel, Hiroya Kawasaki diz que a sua companhia está trabalhando com as montadoras em todo mundo para tentar descobrir o tamanho do impacto. De acordo com ele, a companhia irá cobrir todos os custos de recall que possam existir. O Sr. Kawasaki disse ainda que depois resolver os problemas de qualidade, pode colocar o cargo à disposição.

Desde o dia que a fraude foi descoberta, as ações da Kobe Steel sofreram uma brusca queda, porém já começaram a se estabilizar (veja o gráfico abaixo).

Para quem não se lembra, esse pode ser o terceiro grande escândalo automotivo japonês nos últimos anos. Anteriormente, presenciamos os casos dos airbags da Takata e o da Mitsubishi, que admitiu no ano passado uma fraude nos números de consumo de alguns de seus carros.

Tempos sombrios na ilha do Oriente estão por vir. Escândalos assim inclusive no Japão? Pois é. A situação é séria e vamos acompanhar de perto os desdobramentos desta história. Se você quiser ficar por dentro da história, assista aos vídeos que selecionamos abaixo. Habilite a opção de closed caption e as legendas automáticas em português.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

 

 

Deixe seu comentário: