Leilão de carros: descubra essa oportunidade e economize

O leilão de carros é a oportunidade para muitos motoristas comprarem o automóvel que desejam por valores diferenciados. Os veículos geralmente vêm de seguradoras, bancos ou pessoas físicas que, por razões diversas, os colocaram à venda.

Apesar de ser uma transação segura, desde que tomados os devidos cuidados, ainda é importante conhecer como funciona esse tipo de leilão, principalmente se você vai utilizar um sistema online para compra. Por esse motivo, criamos este guia prático para ajudá-lo a descobrir mais sobre leilões de veículos.

Como funciona um leilão de carros

Você encontrará basicamente quatro tipos de veículos disponíveis em um leilão de carros:

  • Aqueles apreendidos pelos órgãos de trânsito do Brasil;
  • Aqueles retidos por falta de pagamento de financiamentos ou por penhora de bancos;
  • Aqueles vendidos por pessoas físicas;
  • Aqueles que passaram por catástrofes ou acidentes (sucatas).

Os leilões podem englobar os quatro tipos acima ou serem de cada uma das categorias, o que é mais comum de acontecer.

O leilão de carros pode acontecer presencialmente ou online, dependendo da empresa que organiza o evento. Hoje já existem muitos sites seguros onde você pode comprar o veículo sem precisar estar presente no momento da venda. Mas nesses casos, o risco aumenta considerando a impossibilidade de verificar de perto os detalhes quanto ao estado de conservação do carro.

Os leilões acontecem como todos os outros. Um carro é disponibilizado com o seu lance inicial e o comprador pode analisá-lo antes de dar o lance.

No caso de leilões 100% online, todas as condições do veículo precisam ser destacadas, como problemas mecânicos, arranhões e etc. Também é importante ter um histórico de acidentes, multas pendentes e outros fatos importantes para o comprador.

Vale realmente a pena?

Tudo vai depender de cada caso, considerando o perfil de quem compra e os veículos envolvidos. Um veículo arrematado em leilão de carros pode custar até 30% a menos do que em concessionárias ou comprando de terceiros, de acordo com matéria da Folha de São Paulo. Contudo, é preciso analisar algumas questões para não ter problemas futuros.

Verifique sempre as condições do veículo, de preferência pessoalmente. A economia que você terá com a compra do automóvel pode ser, muitas vezes, menor do que os gastos de reparo que o carro precisa.

Não deixe de consultar também a situação do veículo. Veja se há multas, se a procedência confere com aquela indicada pelo leilão de carros, se há dívidas e etc.

Se as condições do veículo estiverem todas corretas e o valor for atrativo para você, então existe a possibilidade teórica de um bom negócio, mas sempre se lembre das peculiaridades da sociedade brasileira e considere que podem existir defeitos ocultos. 

Leilões de carros do Detran: como funciona

O Detran apreende carros por diversas razões e, muitas vezes, esses veículos não voltam para seus donos. O resultado encontrado pelo órgão foi realizar leilões por todos os estados do Brasil, pelo menos uma vez por ano. Esse leilão de carros do Detran tem se popularizado bastante, mas muitas pessoas ainda não sabem como ele funciona.

O leilão de carros do Detran não tem uma data fixa. Geralmente ele é informado no site do órgão de cada estado e divulgado pela imprensa local. Todos os carros disponíveis para arremate podem ser visitados antecipadamente nas regionais do Detran.

No dia da alienação pública, todos os compradores interessados poderão dar seus lances e o maior levará o veículo. No momento da compra, o ganhador do leilão deve pagar uma porcentagem que varia de 20 a 30% do valor total e o restante é pago dependendo da oferta disponibilizada no evento.

A retirada do veículo acontece após a quitação total do valor arrematado no leilão de carros. Geralmente um comprador tem um prazo de 30 a 60 dias para efetuar o pagamento do automóvel e retirá-lo no posto do Detran local. Caso isso não ocorra, o órgão aplica uma multa de 2% ao dia, correndo o risco de o veículo voltar para arremate após um período.

Principais leilões de carro no Brasil

Se você gostou da ideia de comprar seu próximo veículo através de um leilão de carros, deixaremos uma lista com 10 leiloeiros por todo o Brasil. Confira.

O que achou da oportunidade de comprar seu próximo veículo em um leilão de carros? Confira agora alguns vídeos que detalham ainda mais o tema e registre sua opinião nos comentários!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: