Quem estava aguardando novidades no mercado de caminhões deve gostar de saber que finalmente foi apresentado novo Hyundai HD80 para o segmento de 8 toneladas. Trata-se de uma versão melhorada do HD78, que tem motor mais potente e tecnologia EGR no escape.
O lançamento, que chegou a ser adiado pela montadora anteriormente por conta da crise econômica no País, agora chega com tudo para fazer frente a concorrentes como Ford Cargo 816 e Mercedes-Benz Accelo 815, que custam um pouco mais.
O HD80 está sendo fabricado em Anápolis, Goiás, e é uma opção disponível em única versão de entre-eixos: 3.735 mm, com comprimento máximo de 6.515mm, ou seja, medidas perfeitas para rodar como VUC nas cidades grandes sem restrição.
O preço sugerido é de R$ 118.800 sem implementos, e o peso bruto é de 8 toneladas, com capacidade de carga de 5.263 quilos. O chassi, segundo a fabricante, é bastante reforçado e pode ser configurado para carroceria aberta, plataforma para guincho, baú de carga seca, isotérmico, frigorífico, cesto aéreo e até food truck. O que você acha? Será um bom competidor no segmento?
Motor do Hyundai HD80 agora é 3.0 biturbo a diesel
Para quem está curioso para conhecer a motorização, vale dizer que o HD80 ganhou reforço. A Hyundai substituiu o motor antigo de quatro cilindros 3.0 a diesel e 155 cv de potência por outro 3.0 biturbo a diesel com 170 cv e 40,8 kgfm, denominado F1C. O novo propulsor é fornecido pela FPT Industrial.
O sistema de injeção de combustível é o “common rail” da Bosch, com recirculação de gases de escape (EGR), que dispensa o uso de ARLA 32 nos motores para diminuir a emissão de poluentes e atender a legislação ambiental.
A transmissão é manual de cinco marchas, uma a menos do que o padrão de mercado, mas considerado aceitável, já que o modelo é focado no uso urbano. O HD80 também chega com freios pneumáticos (anteriormente eram hidráulicos) e sistema antitravamento de rodas (ABS), que aumenta a segurança. As rodas seguem no padrão da categoria 8 toneladas: 17,5” X 6” com pneus Pirelli 215/75 R17,5.
Apenas para se ter ideia, o consumo, que depende de uma série de questões obviamente, fica entre 5,3 km/l se estiver carregado e 6,8 km/l estando vazio.
Cabine do Hyundai HD80 é a mesma do HD78, mas com nova grade
Com relação à cabine, parte essencial para quem passa horas dirigindo, o HD80 mantém a mesma do HD78. Porém, ganhou nova grade e uma faixa lateral que identifica o modelo. O acesso ao interior é fácil e as portas abrem em ângulo de 45 graus.
Trata-se de uma das menores cabines do segmento, mas há espaço para até três pessoas (contando o motorista), painel de instrumentos moderno, volante com regulagem de inclinação e conta-giros, que não estava presente na versão anterior. Em breve alguns opcionais estarão disponíveis, como ar-condicionado e retrovisores elétricos.
No computador de bordo há as seguintes funções:
– pressão do sistema de freios pneumático;
– consumo de combustível médio e instantâneo;
– autonomia;
– tempo de rodagem;
– velocidade média;
– hodômetro parcial e total;
– relógio.
Capacidade de carga do Hyundai HD80 é de 5.263 quilos
Como dissemos anteriormente, o HD80 é o mais leve da categoria de 8 toneladas, pesando 2.375 kg. A capacidade de carga é de 5.263 kg sem implemento. Caso seja adicionado algum implemento, como um baú ou carroceria, por exemplo, que pese por volta de 800 kg, pode-se considerar 4.463 kg de capacidade para carga útil. Nada mau, não é mesmo?
Para quem está curioso para ver o modelo de perto, saiba que o HD80 será comercializado nas concessionárias da rede Caoa e a garantia será de um ano sem limite de quilometragem e assistência 24 horas. Confira os vídeos abaixo para saber mais!
PS: PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: