A atividade de mineração é sem dúvida uma das mais exigentes para os veículos que fazem esse trabalho. Os caminhões e máquinas pesadas atuam em condições severas transportando cargas com elevado peso. Para ilustrar isso na prática, vamos conhecer agora um brutal caminhão Kenworth especialmente adaptado para os desafios na Austrália.
Trata-se do modelo Kenworth C510, da Mina Burton Downs, concebido para o uso em estradas, com capacidade de carga de cerca de 450 toneladas ao todo. Sim, cerca 450 toneladas considerando todo o conjunto, conforme será detalhado mais abaixo.
O cavalo-mecânico é equipado com um motor Cummins QSK-19, de 19 litros, com cerca de 614 cv a 2100 rpm, com pico de torque em 269.61 kgfm a 1300 rpm. Trata-se de um propulsor com excelente robustez e durabilidade, valendo lembrar que o caminhão conta com gigantescas grades que permitem a refrigeração do sistema. O Kenworth C510 conta também com caixa de câmbio Fuller RTLO-22918B de 18 velocidades.
O eixo traseiro é Axle Tech STRC-1297, enquanto o dianteiro é Rockwell FL941. Com essas configurações, o Kenworth C510 sozinho tem a possibilidade de puxar cerca de 250 toneladas.
Mas como estamos falando de um rodotrem australiano, ainda existem outras peculiaridades. A principal delas diz respeito à existência de um “power trailer” no conjunto. Isso significa basicamente que a terceira carreta também é equipada com um motor e capacidade de tração. Ela conta com um propulsor Cummins ISX, com aproximadamente 450 cv e capacidade de tração de mais 200 toneladas. Curiosamente, o controle do power trailer pode ser feito forma combinada por uma alavanca e o pedal do acelerador.
Dessa forma, o conjunto completo do veículo supera os 1.000 cv e pode carregar as mencionadas 450 toneladas de carga. Esses números realmente são impressionantes.
Assista agora ao vídeo a seguir que mostra em ação essa máquina absolutamente brutal, que literalmente trabalha pesado.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: