Honda inventa novo câmbio com (incríveis) 11 marchas e tripla embreagem

Como você tem acompanhando aqui no AutoVídeos, os câmbios com 10 marchas já são uma realidade. Por exemplo, o novíssimo Camaro ZL1. Mas agora tudo indica que a Honda quer ir ainda mais além. Para tanto, a marca japonesa registrou uma patente de um novo câmbio com impressionantes 11 marchas e tripla embreagem.

A informação foi descoberta pelo pessoal do AutoGuide. A patete descreve como a terceira embreagem teria a função de reduzir a que de torque existente nos câmbio de dupla embreagem (clique para ler uma matéria nossa explicando esse tipo de câmbio).

Além disso, o novo projeto visa a aumentar a velocidade das trocas das marchas, possibilitando também a redução no consumo de combustível. Como a gente sabe, as fabricantes tradicionais do Japão costumam apresentar um período maior de desenvolvimento e testes antes de colocar novidades tecnológicas no mercado.

Câmbio Honda
Imagem meramente ilustrativa

Portanto, no momento, não dá para saber onde e se a Honda vai utilizar mesmo o câmbio com 11 marchas e tripla embreagem em seus veículos. Dessa forma, vamos acompanhar as novas informações a respeito do assunto e você ficará por dentro aqui no AutoVídeos.

Enquanto não temos vídeos sobre a novidade em funcionamento, o primeiro abaixo mostra comentários sobre o trabalho da Honda (em inglês). Mas vale lembrar que o atual câmbio mais diferenciado atual da Honda é um de dupla embreagem, com 8 marchas, usado em modelos da Acura, sua divisão de luxo. Veja um teste envolvendo o Acura ILX 2016, com foco no câmbio, gravado pelo canal Engineering Explained no segundo vídeo abaixo.

Deixe seu comentário: