Ford Focus RS: versão esportiva pra valer (tão pedida) ou mais do mesmo? Testes reveladores!

O Ford Focus RS é a primeira versão RS que será comercializada pela Ford nos Estados Unidos. Até então, os compactos esportivos vendidos na América correspondiam aos modelos ST, que apresentavam cavalaria de respeito, mas mantinham tração dianteira e características de carros “normais”. A concorrência com o Golf GTI e sua versão mais nervosa (e com tração integral), Golf R, fez bem para o Focus (clique e veja um vídeo sobre isso).

A Ford Performance, divisão esportiva da Ford, finalmente apresentou o Focus RS, um hatch esportivo com pedigree e muitos predicados. Seu motor turbo de 355 cavalos, associado ao câmbio manual e tração integral fazem dele um concorrente à altura para o Golf R e Subaru WRX STI. De acordo com os primeiros testes, o 0-100 km/h fica próximo de 4,7s e a velocidade máxima passa dos 260 km/h.

Com um interior digno de carro de competição e modos de condução que incluem configurações de drift e pista, o Focus RS parece ser o carro ideal do gearhead. Calçado em enormes rodas aro 19 com pneus especiais, este hot hatch promete sacudir o mercado de esportivos mundo afora (e principalmente nos EUA). O legado do Golf será ameaçado? Ah, se a gente pudesse colocar as mãos em um bicho desses aqui no Brasil, hein… Enquanto isso não acontece, curta estes testes sensacionais:

Atenção para o UPDATE: De acordo com informações da mídia internacional, o a Ford está planejando e testando (na sua divisão de performance na Alemanha) um possível novo Ford Focus RS500. Ele teria 400cv, o que o tornaria um impressionante esportivo com tração integral. Alguns flagras já foram realizado em Nürburgring. Para ilustrar, o vídeo a seguir é um pouco controverso porque também alega ser um flagra, mas pode ser um RS tradicional customizado. Por outro lado, isso talvez possa ser uma estratégia da própria Ford para confundir. De todo modo, as imagens já servem para podermos imaginar como será essa máquina impressionante, que deverá ter produção limitada a 500 unidades (caso seja confirmada sua viabilidade comercial). Assista e diga o que você acha dessa novidade.

Deixe seu comentário: