Para qualquer piloto é sempre um grande desafio chegar às categorias top do automobilismo mundial. No caso da Fórmula 1, o cenário é ainda mais difícil. Mas além de conseguir uma vaga no grid, é ainda mais complicado manter uma carreira com consistência e bons resultados, ainda mais nas equipes de ponta. Por isso, é preciso reconhecer os grandes méritos do piloto brasileiro Felipe Massa, que anunciou sua aposentadoria da F1 ao final da temporada de 2016.
Antes de tudo, é importante lembrar que ele foi vice-campeão mundial em 2008, perdendo o título para Lewis Hamilton na última volta em Interlagos. Ao todo na Fórmula 1, foram 14 temporadas, com 242 corridas, 16 pole positions, 15 melhores voltas, 11 vitórias e 41 pódios.
Também é importante destacar que já são mais de 27 anos de carreira no automobilismo, desde que estreou no kart. Felipe Massa foi campeão da F-Renault europeia e italiana, no ano 2000, e da F3000 europeia em 2001.
O piloto brasileiro correu pelas equipes Sauber, Ferrari (onde chegou a fazer dupla com Michael Schumacher) e Williams. Em 2009, ele acabou sofrendo o grave acidente ao ter seu capacete atingido por uma mola que havia escapado do carro do Rubens Barrichello. Curiosamente, repetindo o que aconteceu com diversos outros pilotos brasileiros, o Felipe Massa anunciou sua aposentadoria depois de defender a Williams.
Confira agora uma série de vídeos em homenagem a esse grande piloto brasileiro. No primeiro, está a declaração que ele fez na sua página no Facebook sobre aposentadoria. Nos demais, veja tributos com os melhores e mais emocionantes momentos da sua bela carreira no automobilismo.
UPDATE: Depois de disputar 250 corridas, agora o Felipe Massa está definitivamente aposentado da Fórmula 1. Como presente, a equipe Williams decidiu dar o carro que ele usou no último Grande Prêmio de Interlagos. Agora, sua garagem em Monaco tem Ferrari F40, LaFerrari e esse carro de F1.
Deixe seu comentário: