A evolução do Nissan Skyline (e GT-R): veja todas as gerações do mito japonês (que já tem 60 anos)

Talvez você não saiba, mas o Skyline não foi sempre Nissan. Calma, eu explico. A primeira versão do Skyline foi lançada em 1957, apresentada então como um carro de luxo, mas da marca Prince. O motor de 1,5 litro produzia 60 cv e oferecia desempenho compatível aos concorrentes da época (máxima de 140 km/h). O carro era vendido nas configurações sedan, station wagon, picape e furgão (estes últimos chamados Skyway).

Foi nos anos 60, precisamente em 1966, que a Prince se uniu à Nissan, aproveitando o incentivo do governo japonês para criação de grandes grupos capazes de competir no mercado internacional.  Na década de 60 também já surgiram as primeiras versões com apelo mais esportivo do carro, como os modelos Skyline Sport e o Skyline 2000 GT, versão de competição que deu origem a dois modelos de rua, o GT-A (105 cavalos) e o GT-B (125 cavalos).

A primeira aparição da famosa sigla GT-R apareceu em 1972, com o lançamento do Nissan Skyline GT-R de 160 cavalos e que tinha opção de duas e quatro portas. Em 1977, a icônica nomenclatura GT-R sumiria do mercado, para só retornar cerca de uma década depois no carro que ficaria mundialmente conhecido como Godzilla (Nissan Skyline R32).

O Godzilla, aliás, possuía tração nas quatro rodas e motor de seis cilindros biturbo, de 2,6 litros, com potência máxima de 280 cavalos (limitados pela legislação japonesa da época). A aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em 5s, tão rápido quanto um Ferrari F355. Um fato curioso: a versão de competição do R32 venceu tantas vezes no Grupo A japonês que a categoria foi abolida, por falta de concorrentes para a Nissan.

A geração seguinte (R33) ficou maior e mais pesada, e foi lançada em 1995, com a potência permitida de 280 cv, mas sistema de tração aprimorado. Os fãs do Skyline elogiavam muito a versão R32 e a Nissan prometeu ouvi-los para projetar a versão R34. O resultado foi um carro que cravou, na época, o recorde de Nürburgring, superado depois pelo Porsche 911 Turbo (996).

O atual Nissan GT-R é uma tentativa da marca de continuar esse legado, e o carro é tão bom que está há quase 10 anos no mercado sem muitas alterações, e mesmo assim fazendo bonito e dando trabalho para seus concorrentes. Não é exagero dizer que o Skyline GT-R é um dos carros mais queridos e desejados por preparadores e fãs de carros esportivos japoneses.

Conheça melhor as versões deste ícone japonês, incluindo suas versões mais mansas e esportivas, assistindo aos vídeos que separei abaixo.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: