Era Digital: Descubra as tendências para o mercado de carros e do marketing automotivo

As tecnologias avançam e nossas vidas têm mudado com uma velocidade extremamente acelerada. O mercado de carros, cujas raízes foram construídas no século passado, também tem sofrido um imenso impacto com todas as mudanças decorrentes da consolidação da Era Digital. Nesse cenário, quais são as tendências e como as marcas e os consumidores poderão ter um relacionamento mais harmônico e eficiente pensando nos interesses de todos?

Esse foi o tema principal discutido no excelente “IV Fórum de Marketing Automotivo“, realizado pelo Automotive Business, em São Paulo. Considerando as visões expostas pela maioria dos palestrantes, percebe-se que os comportamentos de consumo estão se transformando de forma extremamente acentuada, principalmente quando são analisadas as preferências das novas gerações.

Basicamente, o carro ao longo do tempo tem perdido a sua vinculação com o sentimento de liberdade, passando a representar uma fonte de incômodos e altíssimos gastos, especialmente nas grandes cidades. Por conta disso, muitos jovens deixam de se interessar pela compra de seus carros, valorizando mais experiências e o uso dos bens, não se importando em ter a propriedade sobre eles.

Por outro lado, os consumidores que optam pela aquisição de seus veículos estão cada vez mais conectados e realizam muitas pesquisas na internet antes de se decidirem pelos seus modelos favoritos. Dessa forma, as marcas que ainda mantêm um sistema arcaico em suas concessionárias tendem a sofrer com o afastamento desses compradores mais exigentes.

Como as pessoas hoje em dia têm a possibilidade de manifestarem suas opiniões e interagirem nas redes sociais, torna-se necessário que as fabricantes tenham políticas de comunicação e marketing mais próximas e focadas nas reais necessidades e nos desejos dos consumidores, que já não aceitam apenas as versões apresentadas nas propagandas em TV e mídia impressa como era no passado.

Como também estamos na era da experiência e da convergência, num ambiente de excesso de informações, as marcas que quiserem se tornar relevantes precisam usar muita criatividade para conseguirem se comunicar bem com os nichos de público que pretendem atingir. Adicionalmente, é necessário que isso ocorra não somente no momento da compra e sim durante todo o período de propriedade dos carros, especialmente no pós-venda.

Isso tudo fica ainda mais complexo quando pensamos que a própria indústria também vive um momento de fortes transformações, com a chamada “quarta revolução industrial“. Em linhas gerais, trata-se de mistura cada vez maior entre os mundos real e tecnológico. Com o desenvolvimento mais marcante da realidade virtual e da automação, teremos o aumento dos uso dos robôs, de softwares ainda mais avançados, impressão 3D e a internet das coisas.

Dessa forma, as mudanças sociais tendem a ser muito significativas nos próximos anos, especialmente com a chegada dos veículos autônomos ao mercado. Assim, as empresas e consumidores precisarão se adaptar aos novos anseios e realidade individuais das pessoas, necessitando se reinventar o tempo todo para atingir de forma eficiente o seu público que cada vez mais estará hiperconectado à internet.

Além disso, é interessante observar como algumas marcas começam a andar na frente nesse processo e já se posicionam de forma diferenciada. O principal exemplo é o da Tesla Motors, liderada pelo genial Elon Musk, que tem promovido lançamentos extraordinários (criando muita expectativa bem antes da chegada dos veículos ao mercado). No Brasil, dois casos de campanhas bem interessantes foram apresentadas nas palestras. O primeiro caso foi sobre o lançamento do Fiat Mobi, apresentado por Maria Lucia, gerente de comunicação da marca no Brasil. O segundo envolveu o patrocínio da Nissan na Olimpíada Rio-2016 e o lançamento do Nissan Kicks, e a palestra foi realizada por Mariana Lemos Martins, gerente de marketing da fabricante.

Veja abaixo algumas entrevistas realizadas pela equipe do Automotive Business com palestrantes desse evento. E para você, quais são as tendências e como você acha que vai ser o futuro do mercado de carros?

PS: Para mais detalhes sobre o evento e as apresentações, veja a cobertura do Automotive Business em ótima matéria da jornalista Sueli Reis.

Foto adquirida em 123RF.com

Deixe seu comentário: