Vira e mexe você lê, aqui e em diversos outros sites e revistas, que determinado carro tem X cavalos e Y kgfm de torque. Algumas pessoas comparam os números e sabem que quanto maior, mais potente, mais forte, mas essa simplicidade na análise esconde conceitos importantes sobre mecânica dos motores e engenharia. Você sabe o que significa torque? E potência? Como as duas coisas se relacionam para colocar um carro em movimento.
De forma simplificada, torque é o responsável pela capacidade de o motor produzir força motriz, ou seja, movimento giratório. Se o torque é o que faz o veículo sair da inércia e começar a se movimentar, é fácil entender porque os pesos pesados (caminhões, tratores, máquinas pesadas e etc.) têm mais torque, principalmente em baixas rotações. Pense naquele pequeno, mas muito forte veículo que puxa um avião – ele se chama pushback. Um carro de corrida, por outro lado, é mais leve e precisa de mais potência (e não tanto torque) para desenvolver altas velocidades.
A maneira mais simples de entender como o torque funciona é se imaginar girando uma chave de roda (ou outra ferramenta semelhante). Experimente usar uma chave de roda grande, longa, e você vai ver como será mais fácil fazer força e girar o parafuso (giros lentos, mas com muita força). No entanto, girar rapidamente essa chave enorme é muito difícil. Use uma chave pequena e você terá dificuldade de fazer força, mas será capaz de girá-la bem rápido (muita potência, mas com pouca força).
Este exemplo da chave e outras explicações estão aqui. Saiba tudo com os dois vídeos que selecionamos hoje. um do ótimo canal Auto+ e outro com uma excelente explicação dada pelo Vitor Hugo, confira:
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: