Aumente o som: Turbo vs Supercharger, a batalha dos preparados pelo ronco perfeito (e mais alto)

Aumente o som: Turbo vs Supercharger, a batalha dos preparados pelo ronco perfeito (e mais alto)

Força, potência, velocidade e um ronco inconfundível. Você sabe do que estou falando? Turbo? Supercharger? Dos dois, é claro. Sistemas de sobrealimentação, tanto o turbo quando o compressor mecânico (supercharger) são velhos conhecidos das oficinas de preparação e muito usados por entusiastas de carros mexidos e de alta performance.

Fabricantes de automóveis também já se renderam aos benefícios destes sistemas, com vantagem para o turbo, que tem funcionamento mais simples e hoje apresenta ótima capacidade de gerar torque desde as baixas rotações e excelente confiabilidade (estes já foram seus problemas no passado). O compressor ainda existe em alguns carros, mas já não é mais tão popular.

Aliás, você sabe a diferença entre turbo e supercharger? No turbo, a pressão dos gases de escapamento faz girar uma turbina, cujo movimento é transmitido por um eixo ao compressor, que é o verdadeiro responsável pelo aumento de potência. O sistema oferece mais potência, mas também mais riscos porque é mais complexo e funciona em rotações muito elevadas.

No supercharger, o compressor é acionado por ligação mecânica (em geral correia) com o virabrequim. Com isso, o sistema entra em ação já em marcha lenta, evitando o famoso retardo (turbo lag) que foi por muito tempo o ponto crítico do turbo. Uma desvantagem do compressor mecânico é a perda mecânica com o acelerador fechado ou pouco aberto: ao contrário do turbo, ele permanece ativo, gerando aumento de consumo.

Explicamos mais sobre estas diferenças em um post já publicado no site (com vídeo, inclusive). E os roncos proporcionados por estes sistemas? Pois é, agora que você já sabe um pouco mais sobre eles, que tal curtir dois vídeos insanos com muitos carros preparados acelerando e mostrando seus motores sobrealimentados? Divirta-se!

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: