Alguns temas que envolvem carros são tão óbvios que acabam sendo mal interpretados e ignorados por muitos motoristas. A economia no uso dos pneus, por exemplo, é uma das práticas “esquecidas” por muitos brasileiros. Convenhamos, pneu não é exatamente algo barato e ter que trocá-los prematuramente é algo que atrapalha o planejamento financeiro familiar (há quem opte por andar com pneus carecas, o que é ainda pior).
Frear em excesso, não ligar para os buracos, andar com a pressão errada (já mostramos mais sobre calibragem aqui), manter o pneu contra a calçada ao estacionar, ignorar o balanceamento e não fazer corretamente o rodízio dos pneus são exemplos comuns no dia a dia de muitos brasileiros e que detonam a vida útil dos pneus, forçando trocas antecipadas e/ou situações perigosas na condução (especialmente em viagens).
O rodízio, aliás, é importante para garantir que haja um desgaste uniforme dos pneus. Esta ação de revezamento dos pneus fará com que sua vida útil se prolongue, e evitará que o carro perca rendimento, representando maior segurança para o motorista e passageiros. A maioria dos fabricantes recomenda que o rodízio deva ser feito a cada 10 mil quilômetros, prazo que é uma estimativa, pois podem acontecer variações no desgaste. Você faz assim? Confira outras excelentes dicas nos vídeos do WebMotors e Mecânica Fácil:
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: