Confirmado: Descubra qual será o novo Veículo Militar das tropas dos Estados Unidos (substituindo o Humvee)!

Por cerca de três décadas, os veículos Humvees (acrônimo para a expressão inglesa “High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle”, que significa Veículo Multifunção de Alta Mobilidade) foram o símbolo do poder militar americano em deslocamentos terrestres. Com produção iniciada em 1985, pela AM General, eles se tornaram um ícone, tal qual o lendário Jipe Willys. Tanto que o Humvee inspirou a criação de uma versão civil, o Hummer.

Mas agora teremos novidades importantes na área militar dos Estados Unidos. Isso porque foi criado, pelo Pentágono, o Programa Joint Light Tactical Vehicle com o objetivo de de selecionar um novo veículo flexível e equilibrado em termos de performance e proteção para os ambientes de operação. Finalmente a escolha foi realizada: trata-se do Oshkosh L-ATV (Defense’s Light Combat All-Terrain Vehicle). O contrato celebrado com a Oshkosh Defense, inicialmente, é no valor de $6.7 bilhões, mas que poderá chegar a $30 bilhões até 2024.

Ele é mais leve e estruturalmente oferece mais proteção do que os Humvess (principalmente em relação a minas terrestres). O seu motor é o GM Duramax, 6.6 litros, V8 turbo-diesel, com suspensão independente TAK-4i. Ele também pode ser equipado com um sistema híbrido diesel-elétrico. Segundo relato, o seu desempenho na prática parece com o de uma grande picape. Além disso, pode ser equipado com uma infinidade de sistemas de armas, incluindo torres, várias metralhadoras e mísseis lançados por tubos. Os primeiros Oshkosh L-ATV que equiparão as tropas chegarão em 2018, sendo importante lembrar que a empresa possui muita tradição na área, conforme você também vai ver no vídeo a seguir.

Confira, então, as imagens desse novo veículo que marcará o militarismo nas próximas décadas. No segundo vídeo, veja algumas de suas aplicações atuais.

Deixe seu comentário: