Faça você mesmo: como saber a furação das rodas do seu carro

Faça você mesmo: como saber a furação das rodas do seu carro

A calota do carro quebrou e pagar o preço pedido nas concessionárias não faz muito sentido, certo? De repente você consegue até comprar um kit com quatro calotas pelo preço de uma lá, então repaginar pode ser uma opção. Que modelos olhar? Isso é com você! Qual a furação das rodas do seu carro para que você instale as calotas sem danificá-las? Se você pesquisar, vai achar por aí números tipo 4×098, 4×100, 4×108, 5×100 e etc. E agora?

É simples: basta você saber quantos parafusos sua roda exige e a distância entre um parafuso e outro. Se são quatro parafusos no total e a distância entre cada parafuso é de 10 cm (ou 100 mm), então você tem uma roda com furação 4×100. Se a ideia é trocar a roda como um todo, é importante respeitar a furação do cubo original do veículo e o raciocínio aqui é o mesmo. Use a roda original como parâmetro para descobrir esta informação.

O primeiro vídeo, do Reino das Calotas, mostra como descobrir a furação do seu carro usando uma régua ou trena, algo simples, prático e rápido. O segundo vídeo, do canal Pneus Fácil, explica como encontrar os detalhes da furação nas rodas de liga leve (a informação consta no lado de dentro das rodas). Confira, aprenda e faça a manutenção correta do seu carro (e de seus acessórios). Assista:

Deixe seu comentário: