O mundo dos caminhões e carretas nunca mais será o mesmo? A Randon Implementos acaba de revelar o Primeiro Semirreboque com Tração Auxiliar Elétrica – Randon Hybrid R – durante a Fenatran 2019, que tem o objetivo de ajudar o cavalo mecânico durante trechos de aclives.
O sistema Randon Hybrid R é uma solução com desenvolvimento nacional, com sinergia entre as empresas do Grupo Randon.
O conceito utiliza sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante a frenagem da composição cavalo-mecânico / carreta, ou durante descidas, seguindo os princípios do Sistema KERS, capacitando o semirreboque a ajudar o caminhão na transposição de aclives de forma mais eficaz, segura e principalmente econômica em relação ao consumo de combustível.
Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada no transporte, a economia de combustível pode chegar até a 25%, propiciando, também, menor desgaste dos componentes e menor emissão de resíduos no meio ambiente. Isso pode resultar em maior eficiência na logística e nos fretes.
O sistema que equipa o semirreboque Randon Hybrid R, da Randon Implementos, opera a partir de um conjunto eletromecânico formado por uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU), bateria, inversor e motor elétrico da WEG (acoplado a um eixo desenvolvido exclusivamente para este fim).
Este conjunto, gerenciado por um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, permite ao implemento aliviar o esforço sobre cavalo-mecânico em certas situações, como nas subidas, o que resulta em economia de combustível.
Nas frenagens e desacelerações, o motor passa a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias que alimentarão o motor elétrico da própria carreta. Com isso, o conjunto caminhão / carreta ganha eficiência e maior agilidade, com menor desgaste do conjunto de freio e com menor
consumo de combustível.
O Liam Mattera e o Conrado Navarro foram até o estande da implementadora na Fenatran 2019 para conhecer e mostrar tudo sobre o Randon Hybrid R em detalhes para você. Para servir de exemplo da nova tecnologia de transporte de carga, você irá conferir a solução no clássico graneleiro da marca.
Mas essa solução poderá ser aplicada a diversos outros implementos, como sider e furgão carga.
Como bônus e considerando que está à venda no mercado dos veículos pesados, outra grande novidade apresentada durante a Fenatran foi o Tanque de Alumínio resultado da parceria entre Randon e Triel-HT. Os grandes diferenciais aparecem nos componentes de alta tecnologia.
O novo Tanque de Alumínio Randon Triel-HT traz o Sistema Tecnotravas para controle de abertura de válvulas e tampas, que além de permitir monitoramento via satélite em tempo real, amplia o controle sobre a carga. E vem equipado com freio a disco e suspensão pneumática TAS (Trailer Air Suspension), com a qualidade e a segurança reconhecidas das Autopeças Randon.
Segurança é o atributo mais valorizado com a eletrônica embarcada: o sistema de frenagem EBS, dotado de smartboard, monitora e informa dados relativos à carga e ao implemento, como
pressão de pneus, distribuição de peso por eixo e controle de estabilidade. Outro novo recurso de segurança é a câmera de ré, que amplia a visibilidade durante manobras.
O implemento traz rodado single e rodas de alumínio que contribuem para o ganho de capacidade de carga. Outro destaque do Tanque é o acabamento polido, que confere um excelente aspecto visual e marca a chegada da novidade ao mercado.
E você, o que mais achou interessante das novidades apresentadas pela Randon na Fenatran 2019? Tanto em relação ao graneleiro, como sistema híbrido e tanque? Isso tente a facilitar a vida de frotistas e caminhoneiros autônomos também. Deixe nos comentários e participe da conversa.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: