Muito calor no carro? Descubra a influência das cores (principalmente do preto) na temperatura no veículo

No passado era comum termos carros com variadas cores nas ruas e estradas. Atualmente estamos vivendo sob o império do branco, prata, cinza e preto. Como você sabe, a moda e as tendências sempre mudam, mas existe um aspecto que pouca gente lembra na hora de escolher o seu carro, que é a influência da cores na temperatura e no calor no veículo.

A grande questão envolve o nível de absorção e reflexo da luz solar de cada uma delas. Quanto mais escura, menor é a capacidade de reflexão. Por exemplo, o preto reflete apenas 5% da luz solar, enquanto o branco atinge 80%. Dessa forma, os carros pretos e escuros tendem a ficar muito mais quentes, ainda mais em países tropicais como o Brasil.

Dessa forma, conforme apontam estudos, incluindo dois de 2011 da organização inglesa Heat Island Groups e da Berkely Lab, a variação de temperatura pode atingir mais de 20% dependendo do caso e dos automóveis envolvidos. No teste da primeira instituição, dois Honda Civic (um prata e outro preto) apresentaram variação de temperatura interna superior a 6%.

Vale destacar ainda que as cores dos carros também podem influenciar na economia de combustível considerando a maior sobrecarga de trabalho para o sistema de ar-condicionado. No caso acima dos Civic, houve uma economia de 13% no carro menos quente.

Apenas ilustrativamente, o vídeo a seguir feito pelo pessoal do BuzzFeed deixou estacionados um BMW e um Audi o dia inteiro sob o sol e o carro preto atingiu temperaturas internas 18 graus Celsius mais quentes. No segundo vídeo, acompanhe uma reportagem nacional da TV Gazeta sobre o assunto. E agora, você ainda vai preferir o carro preto mesmo com todo o calor que faz no Brasil?

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: