O post de hoje é muito especial! Tivemos a honra e a alegria de conhecer um leitor chamado Jonathan, que é um dos brazucas mais feras em Photoshop e cujo trabalho tem repercussão mundial. Fomos surpreendidos por uma bela homenagem: ele criou um Subaru WRX STI Coupé e o chamou de AutoVídeos Edition. Ficamos muito felizes e pedimos que ele compartilhasse sua linda história de paixão pelos carros e persistência conosco.
Acompanhe, nas palavras dele:
“Sou Jonathan Machado. Minha história com carros começou na minha infância, quando eu tinha dificuldade em ler. Gibis, livros, nada despertava em mim o interesse pela leitura. Até que minha vizinha, casada com um mecânico, passou a assinar a revista Quatro Rodas.
Eu me lembro como se fosse hoje: a edição de março de 1991, com a Toyota Previa na capa e o pôster do Porsche 911 Turbo. Em um único dia li toda a revista e, de quebra, comecei a desenhar carros.
Embora eu não soubesse, meu primeiro modelo foi um Ford Mustang G3. E todo mês chegava uma Quatro Rodas nova. Eu, então com 8 anos, passei a ser leitor assíduo, não poupando nenhuma letra, lendo 100% dos textos, mesmo os mais irrelevantes (cartas do leitor, equipe técnica e até propagandas).
Meus parentes sempre me davam revistas usadas de presente. A minha primeira revista nova eu ganhei no ano de 1993: a extinta Auto Imports, com um Audi Avus na capa.
Nessa época eu tinha minha marca fictícia de carros, com modelos de todas as categorias. Também passei a escrever textos fictícios, onde geralmente eu comparava carros reais com as minhas criações. Nem preciso dizer qual marca sempre vencia os comparativos, não é mesmo?
Meu sonho era me tornar um desenhista industrial e projetar carros, mas essa oportunidade não alcancei. Passei a trabalhar e logo meus desenhos se tornaram cada vez mais raros.
Com 14 anos, eu me tornei auxiliar de escritório. Na época, isso ainda era permitido. Com meu salário, comecei a comprar ainda mais revistas. Todo mês, religiosamente, uma edição nova de Quatro Rodas e Carro.
Fora as visitas aos sebos de Curitiba. Com isso, meu conhecimento sobre a história do automóvel foi crescendo. Passei a admirar nomes como os de Bob Sharp, Isabel Reis, Paulo Campo Grande, dentre muitos outros.
Em 2010 criei o canal CARWP, com o intuito de ter um portal de carros onde eu pudesse interagir com outros entusiastas. Gradativamente, ele foi crescendo. O conteúdo sempre foi muito simples: basicamente slides dos lançamentos.
Em pouco tempo, o canal atingiu a média de 1 milhão de views por mês, um número alto para o ramo automotivo. Ainda sobre meu trabalho, esporadicamente auxílio o Fabrício Samahá com alguns textos para o site Best Cars.
Apesar de ter desistido da carreira como designer, as ideias continuavam surgindo e eu precisava coloca-las no papel. Não havia mais tempo hábil e, felizmente, conheci a ferramenta Photoshop.
Através de tutoriais da revista Quatro Rodas para o concurso Tuning Virtual, passei a me familiarizar com o programa. Embora nunca tenha vencido nenhuma edição (guardo essa frustração comigo até hoje), pude usar o canal como vitrine. Logo surgiram encomendas e algumas projeções ganharam notoriedade mundial.
Para encerrar, devo dizer que estou satisfeito com o canal, que atualmente se divide em dois: CARWP para projeções e lançamentos nacionais, e CARWP-US para lançamentos mundiais, tudo com atualizações diárias”. (Jonathan Machado)
Emocionante, não é mesmo caro leitor do AutoVídeos? Confira agora dois dos trabalhos mais legais que o Jonathan criou. O primeiro é o Subaru WRX Coupé AV Edition, seguido do Mercedes-Benz X-Class SUV Concept, que ficou famoso na Alemanha e viralizou nos meios de comunicação de lá.
Diz aí, o cara manda muito bem, não é mesmo? Parabéns Jonathan, nós é que somos seus fãs de carteirinha! Sucesso sempre!
Se você quiser saber exatamente como cada um dos trabalhos acima foi realizado, assista aos vídeos completos (com making of) que estão abaixo:
Deixe seu comentário: