Os avanços da tecnologia não param de nos surpreender. Como temos falado bastante aqui no AutoVídeos, o desenvolvimento dos veículos autônomos está bastante acelerado, atingindo diversos segmentos, incluindo até os tratores. Mas agora aconteceu uma novidade importante: foi realizada a primeira entrega de carga por um caminhão autônomo, que rodou 200 km sem a presença do motorista no assento da frente.
Trata-se de uma ação que envolveu um caminhão Volvo equipado com a tecnologia da empresa Otto, especializada no assunto que foi comprada pelo Uber recentemente. A viagem ocorreu nos Estados Unidos, entre as localidades de Fort Collin até Colorado Spring. Para completar, também houve uma parceria com a Anheuser-Busch InBev e a carga foi composta por nada menos que 50 mil latinhas de cerveja da Budweiser.
Para realizar esse feito incrível, o caminhão foi equipado com três sensores de detecção a laser no cavalo-mecânico e na carreta, um radar localizado na parte frontal no para-choque, além de uma câmera de alta precisão acima do para-brisa. Na parte de dentro, há dois botões vermelhos que servem para desligar o sistema autônomo, caso seja necessário.
Além disso, o sistema nessa fase inicial somente funciona em estradas, onde não é preciso lidar com tantas variáveis como dentro das cidades. Durante todo o trajeto de 200 km desse teste, o “motorista” ficou sentado no banco de trás da cabine.
Algo que também merece destaque é que o transporte por meio de caminhões é extremamente importante nos Estados Unidos, mas estão faltando caminhoneiros. Entidades do setor estimam uma carência atual de 48 mil motoristas, e esse número pode chegar a 175 mil em 2024.
Veja agora as imagens desse impressionante fato envolvendo a primeira entrega de cargas feita por um caminhão que “se dirigiu sozinho”. O que você acha dessa novidade?
https://www.youtube.com/watch?v=Qb0Kzb3haK8
Deixe seu comentário: