Momento importante da sua história, a Volkswagen comemora, em 2016, 35 anos de vida do sedã compacto Voyage, derivado do Gol e que também foi exportado para 61 países (mais de 400 mil unidades vendidas fora do Brasil). Importante ressaltar que, assim como seu irmão menor (Gol), o Voyage foi totalmente projetado e produzido no Brasil, tendo como base as fábrica de São Bernardo do Campo (de 1981 a 1987 e de 1990 a 1996) e Taubaté (1988 a 1989 e atual geração).
Uma curiosidade interessante é que nos países da América Latina, o Voyage é vendido como Gol Sedan, exceção feita à Argentina, onde ele se chama Gacel (gazela, em espanhol). De 1987 a 1993, ele também foi vendido nos Estados Unidos e Canadá, e lá se chamava Fox (202 mil unidades vendidas na América do Norte). Não, não era o mesmo modelo oferecido ao nosso mercado: o Fox tinha 2 mil modificações em relação ao carro vendido no Brasil (injeção, câmbio, suspensão, segurança e muito mais).
Os países que hoje ainda recebem o Voyage são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai, mas ele já esteve no Oriente Médio e até nas Bahamas. Nestes 35 anos de história, foram mais de 1 milhão de unidades fabricadas e vendidas, um número expressivo e que o coloca como um dos grandes carros nacionais, uma lenda brasileira. Que tal relembrar as primeiras versões do sedã e também sua evolução? Assista:
O vídeo abaixo mostra a evolução do modelo, usando como referência fotos das primeiras versões, suas propagandas e também imagens de modelos mais recentes:
Deixe seu comentário: