Há algum tempo, começaram a surgir imagens de um projeto chinês de um ônibus elevado, sendo capaz de passar por cima de carros considerando a sua altura e largura. Agora, finalmente, essa ideia se tornou realidade na cidade de Qinhuangdao na China, onde começou a ser testado o Transit Elevated Bus (TEB).
Trata-se realmente de um projeto ousado e inovador. A ideia básica consiste em um ônibus bastante largo e elevado, com 22 metros de comprimento e 8 metros de largura, com a possibilidade de trafegar sobre múltiplas faixas, permitindo a passagem de carros na sua parte inferior.
O foco é criar um sistema de transporte de passageiros menos poluente e mais ecológico, além de atacar a questão dos congestionamentos. O ônibus elevado é movido por eletricidade e energia solar, captada nos painéis localizados no seu imenso teto.
Esse novo modal é capaz de transportar cerca de 300 passageiros e sua velocidade máxima é de 60 km/h, locomovendo-se sobre trilhos, o que o torna semelhante a bondes também. E de acordo com a mídia internacional, especialmente o jornal Daily Mail, alguns países já mostraram interesse de acompanhar o projeto, incluindo o Brasil, ao lado França, Índia e Indonésia.
Veja agora os primeiros vídeos revelando o Transit Elevated Bus em operação. Agora vamos ver como serão os seus resultados nos testes, especialmente quanto à segurança. O que você pensa sobre essa ideia? Acha que daria certo aqui no Brasil?
Atenção para o Update: De acordo com novas informações divulgadas pela imprensa oficial da China, o projeto do ônibus elevado pode ser uma grade fraude. A princípio, parece que se trata de uma iniciativa mentirosa de uma empresa para captar recursos de investidores no mercado (sem prestação de garantias). Conforme o comunicado, o primeiro teste foi um evento sem credibilidade considerando que ele se moveu apenas por 300m sem a presença de tráfego real. Além disso, os testes não foram nem informados às autoridades locais, que não os autorizaram. Outros fatores complicadores é que o TEB teria uma altura e peso acima dos limites permitidos pela legislação chinesa. Finalmente, pairam dúvidas sobre como seria sua locomoção e manobras em condições variadas de trânsito. Agora vamos esperar os próximos capítulos para saber mais. Enquanto isso, o primeiro vídeo abaixo, do AutoBlog, mostra um pouco dessas novas suspeitas:
https://www.youtube.com/watch?v=qx9CB8KeQTk
https://www.youtube.com/watch?time_continue=125&v=JS3ULbv2B0Q
https://www.youtube.com/watch?v=aa8kyTuKNCw
Deixe seu comentário: