O padrão das placas dos carros no Brasil vai mudar e isso já está decidido oficialmente. De acordo com a Resolução 590 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), todos os veículos no país deverão ter as placas no padrão do Mercosul até 2020. No entanto, essa exigência já começa a valer a partir do ano que vem, 2017, para carros 0km ou usados transferidos de cidade ou de propriedade.
Modelo das Placas do Mercosul
O novo modelo de placas será adotado por todos os carros no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela no mesmo prazo. No caso do Brasil, serão mantidas as mesmas medidas atuais.
As novas placas possuirão quatro letras e três números, dispostos de forma aleatória. No entanto, o último caractere deverá ser sempre numérico em função dos rodízios municipais. Dessa forma, serão possíveis 450 milhões de combinações.
Basicamente, as novas placas seguem um modelo “inspirado” em relação ao da União Europeia. O fundo será branco com uma faixa azul na parte de cima, onde ficarão o logotipo do Mercosul à direita e a bandeira do país à esquerda. Na área central superior constará o nome do país. O nome da cidade e do estado estarão localizados após a combinação de letras e números, aparecendo como a bandeira do estado e do brasão do município.
Outra mudança significativa diz respeito ao fato de que, nas novas placas, apenas as cores das letras e números sofrerão alterações de cores dependendo da tipo de veículo (ao contrário do que ocorre hoje em dia, considerando os fundos de cores diferentes). Nesse sentido, os caracteres terão as seguintes cores: preta para veículos comuns, verde para aqueles em teste, vermelha em relação aos comerciais, azul para os oficiais e dourada no caso de veículos diplomáticos. A imagem abaixo é ilustrativa sobre esse tema.
Finalmente, também haverá medidas de segurança e aspectos tecnológicos aplicados nas novas placas, principalmente para melhorar o controle nas fronteiras. Haverá marca d’água “Mercosur Brasil Mercosul”, uma faixa holográfica e um QR code com dados da marca, data de produção e número de série da placa.
O vídeo a seguir, do Canal AutosNovos, é bem ilustrativo a respeito dessas mudanças. E você, o que achou das alterações nas placas que vão afetar todos os carros no Brasil?
Atenção para o Update: O governo acaba de voltar atrás e a mudança das placas será novamente adiada, não entrando em vigor antes de setembro de 2017. Esse adiamento é decorrente de uma resolução, publicada no Dário Oficial da União, do novo ministro das Cidades, Bruno Araújo, que orientou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para reavaliar “com cautela” a decisão de mudar as placas a partir de de 1º de janeiro de 2017. Além disso, foi determinado que seja definido um ato para atestar a sincronia entre os demais países do Mercosul na adoção de um sistema de consultas e de intercâmbio de informações sobre aspectos relativos à circulação de veículos. Dessa forma, as novas placas somente se tornarão obrigatórias no Brasil a partir de um ano após esse referido ato, demorando mais que o previsto anteriormente.
Deixe seu comentário: