Para quem realmente gosta de carros e outros veículos, é frustante quando são vistos em estado de abandono. Agora imagine o que é uma fábrica inteira completamente abandonada, ainda mais de uma marca tão especial e lendária como a Bugatti. A história retratada no vídeo abaixo conta justamente o caso envolvendo a fábrica da marca em Campogalliano, em Modena, na Itália.
Para entender o que aconteceu, é preciso voltar no tempo. Depois que ocorreu o falecimento do fundador Ettore Bugatti (que a criou em 1909) e ainda por conta dos reflexos da Segunda Guerra Mundial, a marca teve suas atividades interrompidas no começo dos anos 50. Somente em 1987, o empresário italiano Romano Artioli adquiriu a os direitos sobre a marca Bugatti com a intenção de reativá-la.
Para tanto, ele construiu a impressionante e belíssima nova fábrica de Campogalliano, na Itália. De acordo com sua visão, somente numa fábrica com os melhores padrões arquitetônicos os funcionários poderiam conceber e produzir um supercarro com características extraordinárias. Além disso, foram contratados excelentes profissionais e havia um clima de bastante união nesta unidade da Bugatti.
O resultado disso tudo foi a criação de um carro marcante nos anos 90, o memorável Bugatti EB110. Esse supercarro, que chegou a ser apresentado também pelo supercampeão Michael Schumacher, apresentava enorme potencial do ponto de vista técnico. Afinal, contava com motor V12 (com 5 válvulas por cilindro), 3.5 litros, quadriturbo, 542 cv, e tração integral.
No entanto, para espanto geral, apenas cerca de 150 EB110 foram produzidos. Com vendas baixas e recessões em alguns países, a Bugatti mergulhou em dívidas e a moderna fábrica foi desativada em 1995. Posteriormente, foi vendida para outra empresa que também enfrentou a falência. O futuro da Bugatti somente começaria a ser retomado em 1998, quando os seus direitos foram adquiridos pelo Grupo Volkswagen.
Sem dúvida, como mostra o vídeo, houve muitas frustrações em função de tudo que aconteceu. Veja agora essa história impressionante revelado nas imagens a seguir, que compõem um trailer de um futuro filme que tratará exatamente desse caso surreal. Assista agora!
Atenção para o update: Finalmente o documentário ficou pronto e pode ser visto no primeiro vídeo abaixo. Para que aprecia os supercarros dos anos 90, vai ser bem interessante assistir todos os detalhes sobre a inciativa de fabricação do EB110. Veja imagens detalhadas contando toda sua história, desde o começo até o melancólico final, incluindo imagens atuais da fábrica abandonada. Mais do que isso, há revelações surpreendentes do senhor Romano Artioli comentando que a falência foi ocasionada por problemas decorrentes de sabotagem.
Ele fala sobre uma repentina e abrupta queda nas encomendas e fornecedores que pararam de trabalhar com a Bugatti. Ele alega inclusive que alguns modelos foram maldosamente adulterados antes da entrega a consumidores alemães, com falhas na coluna de direção, para ficarem perigosos em altas velocidades. A ideia dos seus rivais era gerar impacto negativo na imprensa. Para ele, que também teve dificuldades na época por ter comprado a Lotus, ocorreu um esforço coordenado de outras fabricantes para prejudicá-lo. Será que isso é verdade? Provavelmente ainda teremos novos capítulos dessa história até tudo se esclareça. Enquanto isso, veja as belas imagens a seguir.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
PS 2: No terceiro vídeo, veja uma matéria da AutoEsporte com um raro Bugatti EB110 no Brasil.
Deixe seu comentário: