De novo, peço licença para o leitor e fã de carros para fazer uma homenagem aos anos 90 (clique e veja mais carros dessa época). Eita período bacana pra gostar e ter carro, hein? Hoje é dia de fazer uma homenagem a um carro marcante, principalmente se considerarmos os esportivos existentes por aqui nos idos de 1994. Estou falando do Fiat Tempra Turbo, que apareceu primeiro na Itália, mas estreou no país em maio de 1994, com 165 cv e torque máximo de 26,5 mkgf disponíveis a 3.000 rpm.
Os números oficiais revelavam velocidade máxima de 220 km/h, mas testes realizados por revistas especializadas apontaram algo mais próximo de 210 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h do Tempra Turbo acontecia em rápidos 8,2 segundos, um número bem interessante para um carro que nasceu com alma familiar e precisou ser reforçado, tanto na suspensão como no sistema de freios, para suportar tamanha potência e desempenho.
A versão duas portas é bastante rara, e para mim é a mais bonita. Ela existiu apenas em 1994 e 1995, substituída então pela versão Stile, quatro portas. Os fãs do Tempra Turbo tiveram sua companhia por pouco tempo, afinal o modelo foi descontinuado na linha 1998, para dar lugar ao Marea Turbo, apresentado em 1999. Este também era um canhão, mas o sedã que começou tudo foi o Tempra.
Relembre este clássico nas palavras do mestre Renato Bellote e veja também uma propaganda de sua época:
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Relembre a propaganda do Tempra Turbo em 1995 e veja como ainda havia espaço para algum humor e mensagens menos politicamente corretas:
Deixe seu comentário: