Muito popular nos países nórdicos, a Formula Off Road foi criada na Islândia e consiste em carros 4×4 com muita potência, suspensão, chassi e pneus preparados para literalmente subir e superar verdadeiros paredões de terra, lama, cascalho, neve e o que mais você puder imaginar. O começo foi com carros 4×4 originais e/ou com poucas modificações, mas logo a criação de veículos especiais e o surgimento de equipes trouxe profissionalização à “brincadeira”.
Atualmente, são duas as principais categorias da Formula Off Road: carros modificados (modified), cuja aparência e formato do carro precisam se assemelhar a veículos de produção em série; e a versão ilimitada (unlimited), em que o carro tem um formato mais livre, adaptado, e os pneus usados podem ser diferentes e específicos para determinados tipos de provas (existem circuitos e subidas ignorantes).
As provas geralmente acontecem em minas, áreas de falésias, locais com relevo bastante abrupto e misturam terra, lama e cascalho. Apesar das cenas impressionantes que você vai assistir hoje, não se trata de uma categoria com muitos acidentes graves. Não raro, os motores V8 são preparados com auxílio de nitro, usado em momentos importantes da subida para garantir fôlego extra nas insanas escaladas (você vai perceber isso nos vídeos).
Tentei pensar em algo parecido no Brasil, será que as nossas famosas “Gaiolas” seriam uma versão tropicalizada da Formula Off Road? Bom, chega de papo, olha que loucura:
Deixe seu comentário: