Quando pensamos no lendário Toyota Bandeirante, as primeiras ideias que surgem são de um veículo extremamente robusto, durável e capaz de superar e desbravar os mais difíceis caminhos. A fama é mais do que merecida. A sua história começa nos anos 40, quando a Toyota desenvolveu sua primeira proposta de jipe, o BJ, para atender o governo americano na época da Guerra da Coréia. Com suas características únicas, ele foi ganhando territórios no mundo inteiro.
No Brasil, ele surgiu em 1958, quando a Toyota chegou por aqui para mentá-lo no regime de CKD, ainda com seu nome original de Land Cruiser. Após começar a ser fabricado aqui em 1962, recebeu o nome de Bandeirante (bastante apropriado) e já contava com os impressionantes motores da Mercedes-Benz (que tinham muita força e durabilidade extrema, ultrapassando a marca de 1 milhão de km rodados). No início, eram os OM-324 e depois os OM-364. Na fase final de produção, ele voltou a contar com um (nem tão bem aceito) motor da Toyota, o 14B.
O Bandeirante teve poucas mudanças significativas ao longo do tempo. Para quem já andou em um deles, sabe como ele realmente tem um comportamento bruto, com bastante vibração e barulho na cabine. Mas sua impressionante força (com primeira marcha curtíssima) e robustez o tornaram um ícone bastante importante no Brasil, que sempre teve caminhos e regiões de difícil acesso para serem exploradas. Por isso, ele mantém uma ótima reputação no fora de estrada e no mundo 4×4.
Depois de 43 anos de mercado, o Toyota Bandeirante deixou de ser produzido, principalmente por conta das novas regulamentações referentes a emissões. Um samurai japonês que virou lenda e ainda tem muito fãs no Brasil e no mundo. Veja abaixo alguns vídeos bacanas sobre o Toyota Bandeirante:
1. Enfrentando o off-road:
2. Um vídeo extraordinário produzido pelo Canal Petrolicious em homenagem ao irmão do Bandeirante no exterior, o Land Cruiser:
3. Enfrentando o Pantanal:
4. História da Fábrica da Toyota no Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=SN_1M1EwXV8
5. Vídeo com a história completa do Land Cruiser (lembrando que o Bandeirante teve outras gerações no exterior):
6. Para fechar, novamente enfrentando o off-road:
Deixe seu comentário: