A história dos transportes no Brasil passa pelos veículos pesados. Considerando nosso sistema, os caminhões e ônibus sempre tiveram papéis relevantes na vida de todos nós. Agora é o momento de viajarmos no tempo a bordo dos sempre inovadores ônibus da Scania.
A marca sueca chegou ao Brasil no final dos anos 50 e a grande maioria dos lançamentos dos seus chassis e motores sempre trouxeram novidades importantes. O primeiro deles foi o B75, que era o mais potente da época e tinha freios a ar. Na sequência, surgia o B76, pioneiro com direção hidráulica e freios pneumáticos. Já em 1968, chegava o B110, o primeiro com motor turbo e suspensão a ar.
Esse histórico extraordinário seguir nos anos seguintes, com a chegada dos primeiros articulados. A importante Viação Cometa chegou a ter a maior frota de ônibus Scania do mundo. Já nos anos 80, o Scania 112 marcou a chegada de um trucado original, além de servir de base para o primeiro dois andares nacional, desenvolvido pela CMTC de São Paulo e posteriormente encarroçado pela Thamco. Nos anos 90, surgiam o série 3 e série 4, levando a possibilidade de dois andares também para os rodoviários. E as novidade prosseguiram nos anos seguintes, principalmente com a série F e K.
Melhor do que tudo isso, é ver imagens de toda essa história. Confira no vídeo a seguir muito mais informações e relembre desses verdadeiros clássicos!
Deixe seu comentário: