Agora é oficial no Brasil: Inspeção Veicular será obrigatória até o fim de 2019 (incluindo caminhões)

Depois de muitos anos de polêmicas, agora o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) emitiu a Resolução nº 716, que determina a obrigatoriedade da inspeção veicular em todo território nacional, a ser implementada até o final do ano de 2019. Essa medida trará custos adicionais a todos os proprietários de veículos no Brasil.

A vistoria será realizada com o propósito de verificar o estado de conservação, as condições de segurança e a emissão de poluentes. Na teoria, o objetivo da nova burocracia é de evitar e reduzir o número de acidentes decorrentes da falta de manutenção.

A inspeção veicular deverá ser realizada a cada dois anos em todos os veículos, como requisito obrigatório para o licenciamento anual. O cronograma e o preço da respectiva taxa serão definidos pelo Detran de cada estado.

Inicialmente, a inspeção veicular terá o foco nos veículos com idade superior a três anos. Nesse sentido, os veículos particulares novos, de até 7 lugares, ficarão isentos nos primeiros três anos, desde que não tenham modificações e não se envolvam em acidentes com danos médios ou graves. No entanto, vale destacar que os de propriedade pessoas jurídicas terão isenção somente nos dois primeiros anos.

Além disso, o procedimento será obrigatório a cada 6 meses para veículos de transporte escolar e a cada ano para os de transporte internacional de cargas ou passageiros. Por outro lado, os veículos de coleção ou de uso militar estão isentos.

O veículo pode ser reprovado caso apresente avarias muito graves em qualquer ponto ou defeitos graves em freios, pneus, rodas ou equipamentos obrigatórios, porém a norma também não específica exatamente quais são esses tipos de avarias. Em caso de reprovação, em qualquer dos itens, a primeira reinspeção será gratuita, desde que obedecidos os prazos aplicáveis.

Veja nos vídeos a seguir matérias complementares a respeito do tema. E você, acha que se trata de uma boa ideia, ou não?

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Deixe seu comentário: