Dominic Toretto dizia, em uma das cenas do filme “Velozes e Furiosos”, possuir um carro de 9 segundos (tempo necessário para percorrer 1/4 de milha, ou 402 metros). Imagine a reação dele ao saber que poderia ser facilmente vencido por um Honda Civic em uma arrancada a bordo de seu Dodge Charger.
Carros detentores de recordes mundiais de arrancada possuem geralmente a mesma receita. Motores incrivelmente potentes, baixo peso e tração traseira. Durante uma aceleração todo o peso é transferido para a parte de trás do veiculo, assim gerando maior tração nas rodas traseiras.
Quem nunca viu um Honda Civic rodando por ai? Vejo vários diariamente. O que pouca gente sabe por aqui é que o sedã popular e mundialmente conhecido da Honda é muito utilizado em competições de arrancada na classe SFWD nos Estados Unidos.
A classe Sport FWD abrange carros predominantemente originais, com a obrigatoriedade de possuir tração dianteira e sistema “H” para troca de marchas. A classe permite alterações no motor e restringe o tamanho do turbo de acordo com o peso do veiculo, tornando-a uma classe acessível em provas de arrancada.
Um Honda Civic turbo 2.0 de 1.400 cavalos se tornou o primeiro da classe a completar o percurso de 400 metros abaixo de 8 segundos, atingindo uma velocidade de 302,4 km/h. Será que o Civic Si do seu bairro é capaz de disputar com esse Honda gringo? Assista e comprove.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: