O novo SUV Peugeot 3008 chegou ao mercado brasileiro há poucos meses, envolto a muitas expectativas, já que fora eleito o Carro do Ano na Europa pouco tempo antes, com direito a premiação no Salão de Genebra. Por lá, o júri destacou especialmente o estilo e o design interior do modelo, que foi o primeiro SUV da história a ganhar o prêmio. Nada mal, não?
O design diferenciado e o acabamento primoroso podem ser conferidos na versão brasileira (Griffe), que mede 4,45m de comprimento, 1,84m de largura, 1,62m de altura e tem 2,67m de entre eixos. São muitos os botões que lembram os de avião; o câmbio tem formato de joystick com comandos elétricos; as teclas inspiradas em piano na parte central; há uma tela de entretenimento fixa; e o volante Sportdrive ganhou formato achatado e visual esportivo.
Para completar, o teto solar panorâmico faz a alegria dos ocupantes, que também ganham mais conforto com extensor do assento nos bancos dianteiros e massageador. A iluminação em LED azul é agradável e, no lugar de couro no painel e nas portas, foi utilizado um tecido que lembra canvas e oferece um ar ainda mais moderno ao carro. As rodas, por sua vez, têm aro 19 e são calçadas por largos pneus 235/50.
Outros destaques que unem tecnologia e funcionalidade neste modelo são o frigobar entre os bancos, o ar-condicionado com regulagens para motorista e passageiro, carregamento por indução para smartphones, ajuste elétrico do assento do motorista (com duas memórias), e painel de instrumentos totalmente digital e configurável com tela de 12,3 polegadas instalada no conceito i-Cockpit (acima do pequeno volante). Os passageiros que viajam atrás, por sua vez, contam com um espaço razoável e difusores de ar.
Potência e segurança – Com relação à potência, o Peugeot 3008 é movido à gasolina e tem motor 1.6 THP, com turbo e injeção direta. São 165 cv, com 24,5 mkgf de toque a 1.400 rpm. O câmbio é automático de seis marchas, tem engates suaves e transição de marchas adequada. E o modelo chega de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, com velocidade máxima de 206 km/h.
Para as curvas, o SUV possui controles de tração e estabilidade, além de seis airbags e faróis full-led direcionais com regulagem automática de facho. Para aumentar a segurança, há sensores de chuva e crepuscular. E para auxiliar a condução, o carro conta ainda com assistente de partida em rampas, piloto automático e sensores de estacionamento.
A Peugeot já apresentou alguns números de consumo para o modelo, que roda 9,4 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada, segundo o Inmetro. O preço de referência de R$ 139.990 tem feito com que o carro tenha como concorrentes modelos como o New Tucson, Novo Sportage e Tiguan. Ele não tem vida fácil no mercado, mas muitas gente realmente tem se interessado pelo modelo. Confira o porquê nos vídeos a seguir, que mostram detalhes e avaliações.
PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.
Deixe seu comentário: